Ou seja, já não precisam de adquirir uma nova máquina Dolce Gusto NEO. Porém, para quem junta pontos, esta não é uma solução.
Foi a 31 de janeiro do ano passado, num evento que aconteceu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e no qual o Echo Boomer esteve presente, que ficámos a conhecer a mais recente inovação da Nescafé Dolce Gusto, a NEO, com uma nova máquina de café dedicada.
Na altura, ficámos a saber que a NEO era o primeiro sistema de café em cápsulas que ajusta automaticamente vários parâmetros de extração recriando as técnicas de um Barista, proporcionando uma autêntica experiência de qualidade de “Coffee Shop em casa”. Tudo isto graças à tecnologia patentada Smartbrew, que otimiza a extração dos aromas de café.
Com a nova máquina Nescafé Dolce Gusto NEO, vieram também novas cápsulas, fabricadas com cerca de 1g de papel, com um revestimento de biopolímero compostável muito fino – de 50 microns, mais fino do que um cabelo humano – para ajudar a proteger a frescura e a qualidade dos nossos cafés da oxidação e com uma película de celulose. Diz a Nescáfe Dolce Gusto que são as primeiras cápsulas de café do mercado feitas 100% de papel e inteiramente compostáveis – daí a menção ao “café de solo a solo”.
Ou seja, havia aqui um dilema: para experimentar as novas cápsulas Dolce Gusto NEO, era obrigatório adquirir uma nova máquina. Mas há agora uma solução. E tudo graças a um adaptador.
Sim, é que, com o Adaptador NEO Start, passa a ser possível utilizar cápsulas à base de papel NEO nas máquinas de café Nescafé Dolce Gusto que já andavam no mercado.
A utilização do adaptador é simples. Para preparar um café, basta retirar o suporte de cápsulas normal da máquina, inserir o Adaptador NEO Start e colocar a cápsula NEO escolhida. Devem, depois, verificar na lateral da embalagem qual o volume de água recomendado para cada bebida, garantindo assim uma extração perfeita. A gama de cafés compatível com este sistema inclui várias opções, desde o NEO Espresso SICAL ao NEO Espresso BUONDI, passando pelo NEO Espresso Intense, NEO Espresso Descafeinado e NEO Lungo.
O Adaptador NEO Start é compatível com vários modelos da linha Nescafé Dolce Gusto, nomeadamente o INFINISSIMA, INFINISSIMA Touch, GENIO S, GENIO S Plus, GENIO S Touch, PICCOLO, PICCOLO XS e MINI ME. No entanto, não é possível utilizá-lo noutros modelos da marca, sendo desaconselhado qualquer tentativa de inserção forçada.
Para quem encontrar dificuldades ao fechar a tampa da máquina após inserir o adaptador, há alguns aspetos a considerar. Devem certificar-se de que a máquina é compatível e que o adaptador está corretamente trancado. Além disso, é essencial garantir que o acessório está bem encaixado na cabeça de extração da máquina, pois pode ser necessário aplicar uma ligeira pressão adicional em comparação com o suporte de cápsulas tradicional.
No entanto, há um senão: é que a utilização de cápsulas NEO noutras máquinas não concede pontos no programa Nescafé Dolce Gusto PREMIO. Isto tudo porque, como a máquina de café Nescafé Dolce Gusto NEO se liga ao Wi-Fi, estará ligada à vossa conta na plataforma PREMIO, atribuindo pontos por cada café tirado. Isto acontece uma vez que, nas embalagens de cafés Dolce Gusto NEO, não existir qualquer código QR.
Ou seja, e como as outras máquinas da marca não têm Wi-Fi, não há atribuição de pontos com a utilização do adaptador numa máquina mais antiga. Em todo o caso, e para quem não liga a pontos, podem desde já adquirir o NEO Start Adaptador por 14,90€.