Capcom lança nova atualização para Monster Hunter Rise que quebra compatibilidade com a Steam Deck

- Publicidade -

A Capcom revela que não gosta dos consumidores, ao implementar proteções que tornam os seus jogos, por vezes, injogáveis.

Imaginem o seguinte cenário: Têm um dispositivo para jogos, compraram jogos para esse dispositivo, divertiram-se, mas a certa altura o jogo deixou de funcionar porque a produtora assim decidiu.

Foi o que aconteceu recentemente com Monster Hunter Rise, na sua versão de PC, com a adição de uma nova proteção anti-pirataria/batotas.

Recentemente, a Capcom começou a atualizar todos os seus jogos com uma solução chamada Enigma DRM. Um substituto da já controversa solução Denuvo, que tem sido aplicada não apenas a jogos recentes, mas a alguns mais antigos.

O impacto desta nova solução varia de jogo para jogo, com alguns deles a perderem a habilidade da instalação de mods, mesmo que sejam jogos exclusivos ao single-player – como é o caso de alguns jogos da saga Resident Evil. Noutros casos, como em Monster Hunter Rise, os efeitos são mais nefastos, impedindo que os jogadores se possam aventurar no jogo. É particularmente bizarro e controverso, pois Monster Hunter Rise fazia, até aqui, parte da lista de jogos “Verificados” na Steam Deck, mas agora nem arranca. Relembramos que a qualidade de “Verificado” é um selo de qualidade indicativo de que os jogadores podem ter uma experiência perfeita na máquina da Valve.

Sobre este episódio, a Capcom diz já ter conhecimento de que a atualização 16.0.2.0 quebrou a compatibilidade do jogo e que está a trabalhar no assunto, mas as questões sobre a implementação do novo sistema Enigma continuam no ar.

Como diria o personagem de Herman José, Diácono Remédios, “Não havia necessidade”.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados