Odisseia emite documentário dedicado ao Canal do Suez

Programa de uma hora de duração explora a origem, as exigências técnicas e a contínua adaptação de uma das obras de engenharia mais impressionantes do mundo.

Canal do Suez
- Publicidade -

Na sequência do recente bloqueio de uma das principais artérias comerciais do mundo, o canal Odisseia vai emitir esta quarta-feira, dia 31 de março, às 21h35, o episódio da série Construções extremas dedicado ao Canal do Suez, que revela os segredos de uma das obras de engenharia mais impressionantes da história.

O programa, de uma hora de duração e com imagens inéditas em 3D, explora a origem do projeto e os seus exaustivos processos de planificação, as exigências que os engenheiros enfrentaram e as engenhosas soluções utilizadas para construir esta gigantesca via marítima. O documentário explora ainda como o canal evoluiu ao longo de décadas para se adaptar às necessidades modernas.

O Canal do Suez, que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, resulta de um verdadeiro desafio técnico que corresponde a um projeto que remonta à Antiguidade e que consistia na criação de uma ligação entre as duas massas de água. Desde a sua abertura à navegação em 1869, o Canal do Suez não parou de crescer com o objectivo de se adaptar ao aumento de tráfico e ao tamanho dos barcos. 18.000 barcos utilizam-no a cada ano, verdadeiros gigantes do mar que podem alcançar até 400 metros de comprimento, como é o caso do Ever Given que, com o seu peso de 200.000 toneladas, é um dos maiores cargueiros do mundo.

Em 2014, o presidente egípcio lançou um programa extraordinário de ampliação. Construiu uma pista paralela de 72 quilómetros e duplicou a largura do canal ao longo de 37 quilómetros. Em menos de um ano, máquinas de todo o mundo dragaram 500 milhões de metros cúbicos de areia e terra. Utilizando imagens 3D inéditas, este documentário explica o funcionamento destes aspiradores marinhos que permitiram que o canal passasse de 8 para 24 metros de profundidade.

A produção analisa ainda os métodos de construção do início do projeto no século XIX, uma obra realmente extrema numa região onde tudo teve que ser trazido de fora: materiais, água doce e mão-de-obra.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
784SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Canal Odisseia vai transmitir documentário sobre Britney Spears

Framing Britney Spears estreou este mês nos Estados Unidos.

Odisseia estreia série que leva os espectadores a conhecer as maravilhas da Grande Barreira de Coral

É narrada por Russell Crowe e realizada pelo vencedor de um Emmy, Richard Fitzpatrick.

Odisseia vai estrear documentários dedicados aos comboios que mudaram o mundo

Seis documentários incríveis sobre autênticas maravilhas da tecnologia.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Creative Stage V2

Uma barra de som com um subwoffer dedicado que, em conjunto, podem fazer maravilhas para quem tem televisores mais antigos.

McDonald’s e Burger King estão quase a abrir restaurantes na Nazaré

Após não se ter concretizado a abertura no ano passado, 2021 é o ano em que as cadeias de fast food vão chegar à Nazaré.

Tomatino. Setúbal vai receber novo restaurante dedicado às pastas italianas

Vai situar-se no local que, até então, era do Café 3.