Odisseia emite documentário dedicado ao Canal do Suez

Programa de uma hora de duração explora a origem, as exigências técnicas e a contínua adaptação de uma das obras de engenharia mais impressionantes do mundo.

Canal do Suez
- Publicidade -

Na sequência do recente bloqueio de uma das principais artérias comerciais do mundo, o canal Odisseia vai emitir esta quarta-feira, dia 31 de março, às 21h35, o episódio da série Construções extremas dedicado ao Canal do Suez, que revela os segredos de uma das obras de engenharia mais impressionantes da história.

O programa, de uma hora de duração e com imagens inéditas em 3D, explora a origem do projeto e os seus exaustivos processos de planificação, as exigências que os engenheiros enfrentaram e as engenhosas soluções utilizadas para construir esta gigantesca via marítima. O documentário explora ainda como o canal evoluiu ao longo de décadas para se adaptar às necessidades modernas.

O Canal do Suez, que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, resulta de um verdadeiro desafio técnico que corresponde a um projeto que remonta à Antiguidade e que consistia na criação de uma ligação entre as duas massas de água. Desde a sua abertura à navegação em 1869, o Canal do Suez não parou de crescer com o objectivo de se adaptar ao aumento de tráfico e ao tamanho dos barcos. 18.000 barcos utilizam-no a cada ano, verdadeiros gigantes do mar que podem alcançar até 400 metros de comprimento, como é o caso do Ever Given que, com o seu peso de 200.000 toneladas, é um dos maiores cargueiros do mundo.

Em 2014, o presidente egípcio lançou um programa extraordinário de ampliação. Construiu uma pista paralela de 72 quilómetros e duplicou a largura do canal ao longo de 37 quilómetros. Em menos de um ano, máquinas de todo o mundo dragaram 500 milhões de metros cúbicos de areia e terra. Utilizando imagens 3D inéditas, este documentário explica o funcionamento destes aspiradores marinhos que permitiram que o canal passasse de 8 para 24 metros de profundidade.

A produção analisa ainda os métodos de construção do início do projeto no século XIX, uma obra realmente extrema numa região onde tudo teve que ser trazido de fora: materiais, água doce e mão-de-obra.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Nova série documental do canal Odisseia vai ensinar-nos tudo sobre oito estádios da Europa

Tudo estádios que, à partida, receberão os jogos de futebol do Campeonato da Europa de 2021.

Canal Odisseia vai transmitir documentário sobre Britney Spears

Framing Britney Spears estreou este mês nos Estados Unidos.

Odisseia estreia série que leva os espectadores a conhecer as maravilhas da Grande Barreira de Coral

É narrada por Russell Crowe e realizada pelo vencedor de um Emmy, Richard Fitzpatrick.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

App NOS TV foi renovada e oferece 10GB de dados móveis por tempo limitado

Daquelas promoções de verão que devem mesmo aproveitar.

Oeiras Parque vai ter uma instalação artística feita a partir do plástico recolhido de uma praia da zona

Através desta instalação artística, o Oeiras Parque pretende associar-se à mensagem da chamada de atenção dos riscos e comportamento humano na preservação do meio ambiente e dos oceanos.

Há uma nova cor refrescante para os comandos da Xbox

Mais um comando para juntar à coleção.