Canal História estreia série documental dedicada à expedição de Fernão de Magalhães

Tudo começou a 10 de agosto de 1519. Cinco naus partiam de Sevilha com o objetivo de encontrar o caminho para as especiarias – as ilhas Molucas na Indonésia – navegando para oeste. Foi uma expedição tão perseguida quanto impossível.

- Publicidade -

Três anos mais tarde, apenas um dos navios, a nau Victoria, chegava ao ponto de partida, a capital espanhola, completando, assim, a primeira volta ao mundo. O navio levava a bordo apenas 18 homens dos 239 que iniciaram a rota. E ninguém suspeitava que tinham acabado de realizar a maior aventura marítima de todos os tempos.

Certamente que, por esta altura, já descobriram que estamos a falar da expedição de Fernão de Magalhães e Elcano. Pois bem, o canal História vai estrear mais logo, às 22h15, o primeiro episódio da série documental A Primeira Volta ao Mundo.

Esta é uma produção própria composta por seis episódios e que visa analisar este acontecimento chave da humanidade. A Primeira Volta ao Mundo vai focar-se nos aspetos mais desconhecidos da expedição sob um ponto de vista totalmente novo.

Além disso, esta é a primeira série documental que analisa esta grande viagem ao compará-la com o presente.

Sabe-se também que a equipa do canal História percorreu diferentes locais no Chile, Argentina, Portugal e Espanha, onde teve acesso a alguns dos documentos originais como, o Tratado de Tordesilhas, o manuscrito de Pigafetta ou o orçamento de viagens.

Esta produção do canal História conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Desporto Espanhol e com a participação de 53 especialistas, como historiadores, biólogos, tradutores, nutricionistas, sexólogos e astrónomos.

A série combina ainda entrevistas aos especialistas com intervenções históricas representadas pelos protagonistas da história: Fernão de Magalhães, Juan Sebastian Elcano, Carlos I, Antonio Pigafetta, Cristóbal de Haro e Juan de Cartagena.

Mais logo, como referimos, estreia o primeiro episódio, às 22h15. Às 23h, é exibido o segundo. E nas duas semanas seguintes acontece o mesmo, sendo sempre exibido um episódio duplo.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Nova série documental vai retratar de forma minuciosa um dos acontecimentos mais dramáticos da História

A série conta com entrevistas a especialistas da Polónia, Bielorrússia, Rússia, Alemanha e Ucrânia, bem como com filmagens de arquivo e originais nunca antes vistas.

Al-Andaluz, O Legado. Nova série do Canal História vai contar-nos tudo sobre este período único na história da Península Ibérica

Uma nova produção original de seis horas que contou com a participação de mais de 80 especialistas de mais de vinte instituições como museus, universidades ou locais arqueológicos.

Canal História vai estrear documentário Notre Dame: A Catedral Eterna

Contando com arquivos inéditos, reconstruções e testemunhos de especialistas, o documentário recordará todas as ameaças que a catedral enfrentou durante quase nove séculos e quais são os planos para a sua futura renovação.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Grupo Barraqueiro pretende usar carruagens espanholas para ligar Braga a Faro

O objetivo é tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal.

Vila Galé quer abrir hotéis nos Açores e em Tomar em 2022

Além disso, há planos para uma nova unidade hoteleira para crianças no Alentejo.

Teatro São João reabre a 22 de outubro

A operação Reabilitação do Teatro São João e Programa Comemorativo do seu Centenário envolveu um valor global de 2,55 milhões de euros e que beneficiou de um investimento de 2 milhões de euros do programa operacional regional NORTE 2020.