Bicicletas roubadas, vandalizadas e atiradas ao rio são alguns dos exemplos da falta de civismo de alguns utilizadores.
Em agosto falávamos das BUTE, o sistema de bicicletas elétricas partilhadas implementado em Torres Novas há algumas semanas. À exceção de alguns problemas relacionados com o sistema interno das BUTE, a aceitação por parte dos torrejanos tem sido bastante boa.
Contudo, nem pode estar sempre tudo bem.
Nos últimos dias, nas redes sociais multiplicaram-se os relatos de má utilização das bicicletas, algumas chegaram mesmo a ser vandalizadas ou deixadas em locais inapropriados. Os comentários de revolta não tardaram a encher as páginas online do município, com a sugestão de vídeovigilância nas ruas e parques da cidade a merecer unanimidade por parte dos munícipes.
Muitas pessoas exigiam que o município agisse rapidamente, e a resposta da Câmara Municipal à onda de vandalismo para com as bicicletas elétricas chegou hoje, 25 de novembro. Na página oficial de Facebook do Município de Torres Novas foi comunicada a suspensão temporária do sistema BUTE, para “reparação dos equipamentos danificados e para correções nas regras e metodologias de funcionamento“.
Atualmente, a utilização das BUTE requer o registo obrigatório no Posto de Turismo da cidade e a apresentação obrigatória do Cartão de Cidadão do futuro utilizador. Este processo leva a que qualquer utilização seja registada num sistema interno. E como cada bicicleta está identificada com um número, é fácil perceber quem foi a última pessoa a utilizar as bicicletas que não foram deixadas nas estações disponíveis pela cidade. Como é especificado no regulamento, “o parqueamento da bicicleta nas proximidades da Estação de bicicletas não equivale à sua devolução, e é considerado abandono da bicicleta“, constituindo uma coima ao utilizador que pode ir dos 150 a 500€.
O Município termina o comunicado com um apelo à população para que façam “uma correta utilização destes e de outros equipamentos públicos, para que os mesmos possam continuar a ser disponibilizados para usufruto da comunidade“. Agora resta esperar para saber que correções serão feitas às regras, face à onda de vandalismo.
Fotografia: Município de Torres Novas