Câmara de Lisboa desenvolveu proposta para mudar a pista ciclável de faixa na Avenida Almirante Reis

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O eixo Rua da Palma/Avenida Almirante Reis é o maior eixo urbano de Lisboa. Desde a década de 1950, não é objeto de uma ação de qualificação global.

Em junho de 2020, em período pandémico, foi instalada na Av. Almirante Reis uma pista ciclável pop-up, segregada. Com o retorno gradual do tráfego, aquela solução revelou-se inviável obrigando à implementação de uma alternativa em junho de 2021. Esta 2ª opção é a atualmente existente, “partilhada”, com duas pistas unidirecionais junto ao separador central.

É intenção da Câmara Municipal de Lisboa promover alterações neste eixo viário, no sentido de o qualificar a longo e a curto prazo melhorando os níveis de circulação e a qualidade geral da vivência na Avenida. Estão em desenvolvimento, estudos de uma proposta de qualificação global, estruturante, promovendo um novo desenho, digno desta artéria tão importante na nossa cidade.

Entretanto, foi desenvolvida uma proposta provisória, para mudar a pista ciclável de faixa, no sentido de melhorar a fluidez do tráfego rodoviário e transporte público, bem como em todos os bairros adjacentes.

Solução Provisória – Premissas

  • Permite repor duas faixas de circulação no sentido da saída, Martim Moniz/ Areeiro, promovendo maior escoamento do tráfego e diminuição dos níveis de poluição;
  • Permite assegurar o canal de socorro, de acesso ao Hospital de S. José, à custa da utilização excecional e integral do canal ciclável;
  • Mantém apenas uma faixa no sentido sul, da entrada da cidade para o centro, condicionando assim o acesso à baixa de tráfego excessivo. Esta solução não promove o aumento da procura rodoviária ao centro da cidade. Apenas procura aumentar a fluidez e o escoamento;
  • No sentido descendente e na direita ascendente as faixas serão todas zonas 30, aumentando a segurança e a fluidez através da velocidade constante;
  • Implementação de gestão semafórica inteligente, permitindo conduzir o tráfego, em bloco, em contínuo ao longo da Avenida criando o efeito de pelotão, promovendo o conceito de “onda verde”;
  • Manutenção de todo o estacionamento atual e de todos os lugares de cargas e descargas. Do ponto de vista global, esta operação expedita implica o ganho de cerca de 60 lugares na zona do mercado de Arroios;
  • Está intrínseca nesta proposta a preocupação de promover uma mudança rápida com um impacte urbano reduzido, sem alteração de geometria, quer da placa central quer dos recortes de estacionamento;
  • Esta intervenção envolve apenas raspagem de pintura e repintura, remoção e localização de balizadores e alteração da localização de “ilhas” em lancil realizadas recentemente, aquando da instalação da pop-up, para localização dos semáforos. Terá custos reduzidos e obedece a critérios de racionalidade do investimento público.

O projeto pode ser consultado aqui.

Foto de destaque de: Agência Lusa

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