Câmara Municipal de Coimbra vai comprar as duas salas de cinema do Edifício Avenida

Esta decisão surge na sequência do processo de leilão que decorria online na sequência da insolvência dos cinemas Millennium, que ameaçava a continuidade do projeto “Casa do Cinema de Coimbra”.

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Coimbra vai comprar as duas salas de cinema do Edifício Avenida, tal como anunciou o presidente da autarquia durante uma visita à Casa do Cinema de Coimbra, na presença das três associações responsáveis pela gestão e programação do espaço.

O objetivo da autarquia é assegurar a continuidade da dinamização de atividades sócio-cinéfilo-culturais já existentes naquele edifício histórico, nomeadamente do Centro de Estudos Cinematográficos da AAC, da Caminhos do Cinema PortuguêsAssociação de Artes Cinematográficas e do Fila K Cineclube, o que eventualmente poderia ser colocado em causa com uma transação do imóvel para investidores privados.

Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, revelou que esta decisão surge na sequência do processo de leilão que decorria online na sequência da insolvência dos cinemas Millennium, que ameaçava a continuidade do projeto Casa do Cinema de Coimbra. Face ao interesse público do espaço e a “excelente centralidade e acessibilidade” das salas de cinema, o Município de Coimbra negociou a aquisição das salas de cinema do piso 0, onde funciona a Casa do Cinema de Coimbra, e do 7.º piso, onde funcionava o designado “Estúdio 1”.

Os Caminhos do Cinema Português olham para esta decisão do município como um grande voto de confiança no trabalho promovido ao longo da sua história e sobretudo como o grande instrumento de trabalho que faltava ao setor associativo da cidade que promove a cultura cinematográfica.

A possibilidade de a Casa do Cinema de Coimbra cessar a sua programação motivou o Município a avançar para a aquisição destes espaços. Doravante, o município terá espaços adequados à exibição de cinema em igualdade de circunstâncias com outras práticas artísticas. Estas salas são sucessoras do histórico Cine-Teatro Avenida, que foi um dos primeiros recintos do país a receber o cinema como forma artística, sendo, durante muitas décadas, um dos principais ecrãs do país.

A Casa do Cinema de Coimbra está atualmente equipada com um sistema de projeção digital de cinema, som Dolby Digital 7.1 e tem um ecrã de sete metros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Phenix chega a Coimbra para combater o desperdício alimentar

Restaurantes, mercearias, frutarias, pastelarias, supermercados, entre outros estabelecimentos, em Coimbra, juntam-se agora à Phenix.

O novo filme de Super Mario Bros. tem nova data para 2023

Super Mario Bros. tem nova data de estreia para daqui a um ano.

Coimbra. Praça da Restauração do Mercado Municipal D. Pedro V já está a funcionar

Um projeto que exigiu um investimento superior a 1,5 milhões de euros, financiado em mais de 900 mil euros pelo Centro 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Setúbal vai ganhar, em breve, mais de 2500 lugares de estacionamento gratuito

Uma cidade que bem precisa, tendo em conta a quantidade de parquímetros existentes.

Novo filme da saga Velocidade Furiosa vai ser gravado em Portugal

As filmagens acontecerão na zona Norte e centro e na região de Lisboa.

O novo episódio da terceira temporada de Love, Death + Robots pode ser visto no YouTube

E não, não é necessária uma subscrição da Netflix.