Cais do Ginjal reabre ao público a 31 de julho com nova vida e segurança

- Publicidade -

Cais do Ginjal renasce como espaço público após demolições e será reaberto no final de julho com nova imagem e segurança reforçada.

O Cais do Ginjal, em Almada, prepara-se para voltar a poder receber visitantes a partir do dia 31 de julho, após um período de obras de demolição e requalificação liderado pelo grupo AFA. A informação foi divulgada pela presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, através de uma publicação nas redes sociais.

Durante uma visita às intervenções em curso, a autarca sublinhou o esforço conjunto entre a autarquia e o promotor privado para transformar uma zona anteriormente degradada num espaço renovado, seguro e atrativo. “Estamos a trabalhar para devolver ao Ginjal a dignidade e o dinamismo que merece”, declarou.

A intervenção decorreu após uma avaliação técnica que identificou riscos estruturais nos edifícios da zona, o que levou à sua demolição iniciada a 5 de maio. A medida teve por base vistorias do Serviço Municipal de Proteção Civil, que motivaram a declaração de “situação de alerta” em abril, interditando temporariamente o acesso ao público. Com a reabertura iminente, os visitantes poderão desfrutar de uma exposição ao ar livre sobre a história do Cais do Ginjal, uma zona ribeirinha com uma forte carga simbólica e afetiva para os almadenses. “Este é um momento de reencontro entre o passado e o futuro da cidade”, escreveu a presidente.

O futuro da zona passa também por um ambicioso projeto urbanístico, desenvolvido em parceria entre o município e o grupo AFA. O Plano de Pormenor, aprovado em 2020, prevê a criação de uma nova centralidade urbana com habitação, serviços, comércio, hotelaria e equipamentos sociais, num investimento estimado em 300 milhões de euros para uma área de cerca de 90.000 m2. Entre as propostas, estão previstas cerca de 300 habitações, um hotel com 160 quartos, diversas valências comerciais e 500 lugares de estacionamento. O objetivo é revitalizar um dos espaços mais icónicos da frente ribeirinha de Almada, integrando-o plenamente na malha urbana da cidade e no quotidiano dos seus habitantes e visitantes.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados