Este é o sétimo modelo 100% elétrico da BYD a chegar a Portugal.
O novo SUV elétrico BYD SEALION 7 foi hoje apresentado ao mercado português, reforçando a oferta da fabricante chinesa BYD. Este modelo do segmento D integra tecnologias avançadas e um design que reflete a identidade visual da Série Ocean, já presente em outros veículos da marca.
Este é o sétimo modelo 100% elétrico da BYD a chegar a Portugal e o quarto da Série Ocean, que inclui também os modelos Dolphin, Seal e Seal U. A proposta do BYD SEALION 7 combina características de um automóvel familiar com elementos de desempenho desportivo, respondendo às necessidades de consumidores com foco em tecnologia e preocupações ambientais.
Com uma autonomia máxima de 502 quilómetros no ciclo WLTP e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos na sua versão mais potente, o modelo destaca-se no segmento. A velocidade máxima é de 215 km/h, evidenciando a vertente desportiva que complementa a funcionalidade.
Sob a direção de Wolfgang Egger, responsável pelo design global da BYD, o SEALION 7 adota a linguagem estética da Série Ocean, agora traduzida num formato SUV. Elementos como os faróis LED “flutuantes” e as linhas esculpidas refletem inspiração no movimento das ondas, enquanto o perfil aerodinâmico e o estilo fastback garantem eficiência e um apelo visual dinâmico.
Com 4.830 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.930 mm, o SEALION 7 oferece um espaço interior generoso. A altura do modelo, 160 mm superior à do BYD Seal, reflete o posicionamento de SUV. Além disso, puxadores das portas retráteis e outros elementos otimizam o desempenho aerodinâmico.
O BYD SEALION 7 assenta na e-Platform 3.0, uma plataforma desenvolvida especificamente para veículos elétricos. O modelo utiliza a Blade Battery, uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) projetada para maximizar a segurança e a durabilidade. Graças ao design Cell-to-Body (CTB), a bateria é integrada diretamente na estrutura do veículo, contribuindo para a rigidez torsional e um centro de gravidade mais baixo.
A opção de duas capacidades de bateria – 82,5 kWh e 91,3 kWh – permite diferentes níveis de autonomia e desempenho. A versão com maior capacidade atinge uma autonomia de 502 quilómetros e suporta carregamento rápido de até 230 kW, possibilitando uma recarga de 10% a 80% em apenas 24 minutos.
O modelo é oferecido em versões de tração traseira e tração integral. A variante de entrada, Comfort, apresenta um motor elétrico traseiro de 230 kW, alcançando 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. A versão Excellence AWD, equipada com um segundo motor de 160 kW no eixo dianteiro, eleva a potência combinada para 390 kW, com aceleração reduzida para 4,5 segundos.
Os motores destacam-se pela eficiência e inovação, incluindo magnetos duplos em forma de V e tecnologias que permitem uma rotação de até 23.000 rpm – uma das mais rápidas entre motores elétricos de produção em série.
O interior foi desenhado para acomodar cinco adultos com conforto, aproveitando ao máximo o espaço oferecido pela plataforma elétrica. A bagageira oferece 520 litros de capacidade, podendo atingir 1.789 litros com os bancos traseiros rebatidos. Adicionalmente, há um porta-bagagens dianteiro de 58 litros.
Os materiais e acabamentos refletem um cuidado especial na criação de um ambiente confortável e funcional, com bancos aquecidos e ventilados na frente, vidros laminados e um teto panorâmico. A consola central inclui soluções práticas de armazenamento e uma base para carregamento sem fios.
O BYD SEALION 7 é equipado com um sistema de infoentretenimento central de 15,6 polegadas, rotativo entre os modos retrato e paisagem. Inclui compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay e uma interface redesenhada, oferecendo maior interatividade.
As funções de assistência ao condutor são abrangentes, incluindo controlo adaptativo de velocidade, monitorização de ângulos mortos e sistemas avançados de travagem de emergência. A versão Excellence AWD integra ainda um Head-Up Display para informações adicionais no campo de visão do condutor.
O BYD SEALION 7 já disponível em Portugal com preço a partir de 47.990€.