Depois dos supermercados, os malfeitores viraram-se agora para os shoppings.
Apesar de nos meter a par dos últimos acontecimentos do mundo, de nos permitir falar com amigos e familiares, e de nos permitir interagir com pessoas de todo o lado através dos grupos, onde muita gente se junta para partilhar oportunidades ou esclarecer dúvidas, o Facebook pode ser um lugar péssimo para se estar.
Além do constante spam de vídeos de vendas que vamos vendo por aí, muitos burlões tiram partido das facilidades de comunicação proporcionadas pela rede social de Mark Zuckerberg para levar a cabo os seus esquemas.
O que vos falamos neste artigo não é propriamente uma novidade, até porque o mesmo é feito para burlas relacionadas com supermercados e não só, mas serve de alerta para esta época do ano, em que os saldos abundam, e todos querem fazer um ótimo negócio. Porém, é fundamental ter em conta a velha máxima: “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.”
Hoje, a fazer scroll no Facebook à procura de novidades, deparei-me com uma página com o nome Braga Parque, mas nem precisei de cinco segundos para perceber que é uma burla. Porquê? É que, na publicação mais recente, promete-se uma Hisense Smart TV 75E7KQ Pro, vendida online a partir de 759€, por apenas… 2€.
Há, até, uma foto tirada num armazém, com várias caixas alusivas a esta Smart TV, tudo para dar mais credibilidade, mas não passa de mais um esquema para roubar dinheiro. De resto, pode ler-se que “em honra do Euro 2024, foi lançada uma edição limitada de televisores Hisense para promover o futebol em Portugal”. Isto, caros leitores, não faz sentido algum. Além disso, utilizarem expressões como “Aja rapidamente!”, “Siga a ligação agora mesmo!” ou “Um número limitado de conjuntos” é logo sinal de que algo não está certo…
Basicamente, ao clicarem nessa ligação, serão levadas para um site que se quer fazer passar pelo site da UEFA, mas que não é mais que um site falso chamado de springboothmath.com. Aliás, se quiserem clicar nos menus de cima, irão reparar que nada funciona. A única parte funcional do site é mesmo o curto formulário, tudo para roubar os utilizadores.
E nesse curto formulário, pode ler-se o seguinte: “Parabéns! Você foi selecionado para participar da promoção Hisense&UEFA! A Hisense tornou-se o principal patrocinador global da UEFA e lançou uma iniciativa para produzir uma edição limitada de TVs inteligentes Hisense 75E7KQ Pro com o objetivo de promover a cultura do futebol em Portugal durante a Euro 2024. Adquira uma Smart TV Hisense completando uma pesquisa sociológica e pagando uma taxa de entrega fixa de €2!” Naturalmente, isto é FALSO.
Só para perceberem, o curto formulário pede-vos a idade, o que costumam mais ver na TV e qual a cidade mais próxima da vossa morada, uma vez que os “depósitos” (seja lá o que isso for) estão localizados em três cidades: Lisboa, Porto e Braga. Mais uma vez, FALSO!
No final desse formulário, é dito que precisamos de jogar um jogo interativo no qual temos de acertar com a bola na baliza… e como seria de esperar, só na terceira e última tentativa é que “ganhamos” a televisão, com os burlões a dizerem que o “pacote” será entregue em 5-7 dias.
Somos depois levados a um outro site, com o nome de go.secrpay.com, onde pedem os nossos dados… e é logo aqui que o esquema cai por terra. Na parte superior do site, lê-se que estaremos a entrar no Jogo de Habilidade e que iremos comprar uma avaliação de três dias que custa 2€ para o snapbudget.io e que, após essa avaliação, será cobrada uma taxa de adesão de 38€ a cada 14 dias.
Por último, se carregarmos no botão “Continuar”, seremos reencaminhados para o site go.snapbudget.io, onde nos pedem, pois claro, os dados do cartão de crédito! E embora mencionem a tal taxa de 2€ e a assinatura de 38€ a cada 14 dias, o mais provável é que, ao concederem os dados do vosso cartão de crédito, estes burlões tentem sacar todo o dinheiro disponível na vossa conta.
Dito tudo isto, e caso passem pela página no Facebook, não se esqueçam de reportar à rede social por fraude.
Boa tarde fui vitima desta burla. Podem-me ajudar a como fazer para cancelar estes pagamentos?
Agradeço a atenção dispensada
Boa tarde, Domingos. Desde já lamentamos o sucedido. Em todo o caso, terá de falar com o seu banco, para ver se o conseguem ajudar.
Boa sorte.