O cão-Ewok mais famoso da TV portuguesa está de volta à grelha da SIC Radical. Mas não esperes que seja apenas mais um talk-show. Desta vez, a nova série de Bruno Aleixo, que estreou no passado dia 28 de abril, é uma ficção que leva o personagem ao psicólogo e que, ao longo das sessões, irá contar-nos vários detalhes da história da sua vida. Podes esperar, por exemplo, conhecer detalhes da relação com o seu irmão, ou de como conheceu o Homem do Bussaco, por exemplo.

O projeto chama-se Aleixo PSI e é uma minissérie de seis episódios. O primeiro foi exibido no passado dia 28 de abril, às 23h30, na SIC Radical. Já os restantes serão emitidos semanalmente e sempre à mesma hora.
Nas sessões de psicanálise, iremos descobrir mais sobre a vida este ex-Ewok de 50 e tal anos, mais sobre os seus amigos e sobre a sua vida. Além dos personagens do costume – Busto, Homem do Bussaco e Renato Alexandre -, novos protagonistas irão surgir na história.

A série foi produzida pela O Som E A Fúria (uma estreia no mundo Bruno Aleixo) e, pela primeira vez, houve subsídios do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Claro que, com um orçamento maior, existe a possibilidade de explorar diferentes opções. Por exemplo, Aleixo PSI é a primeira série de Aleixo com atores reais – Henrique Guerra no papel de psicólogo e Carolina Crespo no papel de secretária. E há, também, cenas de animação quando se entra na cabeça de Bruno Aleixo.

A personagem criada por João Moreira e Pedro Santo veio ao mundo em 2008 com a ajuda do realizador e animador João Pombeiro. Conhecemo-lo na série online Os Conselhos Que Vos Deixo e, depois vimo-lo, ainda como Ewok, num sketch da série Os Incorrigíveis, onde conversava com Nuno Markl. Depois mudou de aspecto e, em novembro de 2008, estreava na SIC Radical O Programa do Aleixo, uma espécie de talk-show apresentado pelo próprio e por Busto, uma estátua de Napoleão Bonaparte.

Seguiram-se outras séries web como Aleixo no Brasil ou Aleixo na Escola, tendo inclusive chegado à RTP com o programa Copa Aleixo. Seguiram-se ainda alguns spin-offs e uma rubrica de rádio, Aleixo FM, que, embora tenha estreado em 2009 na Antena 3, sofreu um interregno um ano depois, tendo apenas regressado em 2015 numa base semanal. A outra rubrica de rádio, também na Antena 3, dá pelo nome de Aleixopédia.

Por agora, clica aqui para veres o primeiro episódio de Aleixo PSI.