A Brisa vai investir na melhoria das condições de circulação e de segurança na A1-Autoestrada do Norte, entre Sacavém e Vila Franca de Xira. Estes trabalhos, que representam um investimento de 800 mil euros, começam na próxima segunda-feira, dia 28 de maio.
A intervenção da Brisa, nos sublanços Sacavém/Alverca e Alverca/Vila Franca de Xira, numa extensão global de 23,9 quilómetros, destina-se ao recondicionamento de 3,2 quilómetros de separador central em betão armado, naquele troço da A1 – Auto-estrada do Norte.
Os trabalhos vão decorrer numa área total de 8,5 quilómetros, em quatro locais de obra diferentes, devendo estar concluídos a 21 de setembro – devido à suspensão dos trabalhos durante todo o mês de agosto, para não dificultar o trânsito estival.
Pela primeira vez na sua infraestrutura rodoviária, a Brisa vai recorrer a um separador central (ou New Jersey) contínuo – solução com segurança acrescida para utilizadores da autoestrada e de maior estabilidade construtiva, relativamente ao separador descontínuo.
Já nos sublanços onde a Brisa vai realizar este trabalho, existe um desnível considerável entre os pisos dos dois sentidos de trânsito. Por este motivo, o separador que a Brisa vai instalar tem um perfil assimétrico, com uma altura diferente da base ao topo de cada lado do New Jersey.
As obras vão implicar o corte da faixa esquerda de rodagem, em ambos os sentidos e de forma permanente, sendo os trabalhos realizados em laboração contínua, 24 sobre 24 horas, de forma a reduzir o impacto e aumentar a segurança rodoviária, na área intervencionada.