Bosch tem aquele que diz ser o teste de PCR mais rápido do mundo para o SARS-CoV-2

- Publicidade -

A partir de agora disponível na Europa, o teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo em quarentena, dispensa laboratórios e torna as viagens e o trabalho mais seguros.

PCR

A Bosch desenvolveu um novo teste rápido para o seu dispositivo de análise Vivalytic que permite detetar o patógeno SARS-CoV-2 em apenas 39 minutos. Este é atualmente o teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) mais rápido do mundo, sendo destinado ao uso descentralizado em centros de teste móveis localizados em estações de serviço de rodovias ou nos aeroportos.

As pessoas que fazem o teste podem mesmo obter um resultado fiável enquanto ainda estão no local onde realizaram o teste. A partir de agora disponível na Europa, o teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo em quarentena, dispensa laboratórios e torna as viagens e o trabalho mais seguros.

O desenvolvimento do novo teste singleplex PCR da Bosch faz parte de um projeto de investigação e desenvolvimento financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF).

O teste tem uma sensibilidade de 98% e uma especificidade de 100%. Para o desenvolver, a Bosch Healthcare Solutions, subsidiária da Bosch, uniu esforços com a empresa alemã de biotecnologia R-Biopharm – um fornecedor líder de testes manuais de PCR altamente sensíveis. Os testes PCR são considerados o padrão de excelência dos métodos de teste.

Uma novidade mundial: teste simultâneo a cinco amostras

A Bosch lançou o primeiro teste rápido para o seu dispositivo de análise Vivalytic no final de março, após apenas seis semanas de desenvolvimento. Enquanto teste multiplex, permite verificar simultaneamente amostras para o vírus SARS-CoV-2 e outras nove doenças respiratórias em duas horas e meia.

Além disso, o trabalho de desenvolvimento continua em plena atividade na Bosch: a partir do início de outubro deste ano, será possível avaliar simultaneamente cinco amostras num cartucho de teste e com uma velocidade comparável. A Bosch está, assim, a aumentar a capacidade de teste disponível, permitindo o processamento totalmente automatizado de mais de 160 amostras por dia usando um dispositivo Vivalytic.

Nas próximas semanas, o software otimizado reduzirá ainda mais o tempo de espera para o resultado do teste SARS-CoV-2 em amostras positivas.

Dispositivo de análise Vivalytic: fácil de usar no local de teste

As vantagens do teste rápido da Bosch residem não apenas na análise rápida, mas também na facilidade de uso. Uma amostra é retirada do nariz ou garganta do paciente usando um cotonete e colocada no cartucho de teste. Em seguida, o cartucho de teste, que já contém todos os reagentes necessários para o teste, é inserido no dispositivo Vivalytic para análise automática.

Até o final do ano, a Bosch quer alcançar a capacidade de produção de um milhão de testes.

- Publicidade -

Relacionados