O certame, que decorre de 11 a 16 de novembro, reúne cerca de 70 expositores e celebra o vinho novo, a cultura e a identidade alentejana.
Borba volta a transformar-se, por seis dias, na capital do vinho alentejano. A Festa da Vinha e do Vinho regressa na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, com entrada gratuita e onde reúne cerca de 70 expositores no pavilhão de eventos da cidade.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Borba em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), assume-se como uma das celebrações mais emblemáticas da região. Serve de palco à apresentação do vinho novo, num ambiente que mistura tradição, música e sabores típicos.
Este ano, a festa integra a programação da Cidade do Vinho 2025, título partilhado pelos municípios de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, sob o mote Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!.
Além das provas de vinho e da mostra de produtos regionais, o evento conta com um programa diversificado, com espetáculos musicais, cante alentejano, folclore, animação de rua, dança, atividades desportivas e, até, o tradicional Concurso Regional do Rafeiro Alentejano. O cartaz musical é um dos grandes atrativos, com atuações de nomes bem conhecidos do público. Adiafa abre as festividades na terça-feira, seguindo-se Monda no dia 12, Marco Rodrigues a 13, Nelson Freitas a 14, e Vizinhos a 15. O encerramento, no dia 16, fica a cargo do grupo Sons do Minho.
