O boom do empreendedorismo em Portugal – onde entram as novas oportunidades?

- Publicidade - trk
selo autor francisco costa leite
- Publicidade -

O empreendedorismo é um movimento empresarial com caraterísticas próprias: frequentemente associado aos jovens orientados para o negócio, com objetivos claros, mas principalmente movidos por uma forte ambição e com uma equipa capaz de levar as boas ideias a bom porto.

O empreendedorismo pode abranger vários carateres e qualquer área de negócio. Quando entramos mais ao detalhe, percebemos que não podemos focar-nos unicamente na procura de investimento por parte de uma startup, ou na angariação de clientes. Existe um grande caminho a percorrer antes de chegarmos a essa fase. Começa com a validação de uma ideia, passa por encontrar um modelo de negócio e depois pela própria fase de conceção e experimentação do produto no mercado.

É principalmente neste momento em que eu acredito que os eventos possuem uma importância ainda mais relevante: são estes que dão visibilidade a um produto ou à própria startup. É a visibilidade que os impulsiona. Que facilita a relação entre a equipa e os investidores. Muitos dos eventos do empreendedorismo ajudam negócios a encontrar clientes, investidores e parceiros com quem se possam desenvolver e crescer.

Os eventos permitem a abertura e o crescimento de novas empresas, e podem ser fantásticos elos de ligação e de motivação entre a comunidade jovem, muito ligada ao desenvolvimento tecnológico, às gerações mais avançadas que muitas vezes se tornam céticas ao ponto de duvidarem da credibilidade de ‘miúdos’ com uma ideia revolucionária.

O TheNetwork é a iniciativa que lidero e que terá o seu primeiro evento nos dias 26 e 27 de setembro na cidade de S. João da Madeira, acerca das temáticas do empreendedorismo, investimento e indústria. Contaremos com oradores nacionais e internacionais: por exemplo, o Rolf Schroemgens, CEO da Trivago, Pedro Fuentes, eSecurity Manager na WiseKey, Stephan Morais, investidor nacional de capital de risco, Luís Mira Amaral, Administrador na SPI e Busy Angels ou até Adelino Costa Matos, que além de industrial é também Presidente da ANJE.

Tudo isto com o objetivo de alterar mentalidades, fomentar novos negócios para startups, corporates e industriais, tal como destacar a importância que a descentralização representa. As novas oportunidades não surgem apenas de apoios estatais, nem de VC’s em roadshows pelo país, mas sim de um conjunto de dinâmicas que impulsionem a transmissão do conhecimento e da experiência pelos diversos cantos do país. Pretendemos dar a conhecer e aproximar todos estes players. Para benefício da startup e do jovem empreendedor, que não só empreende como toma riscos para alcançar o que os seus sonhos ditam e o que o seu espírito ambicioso determina.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Novo espaço da Nova SBE nasce para ser líder no empreendedorismo na Europa

Neste espaço pretende-se agora imprimir um novo ritmo à inovação, aprendizagem e criação de novos negócios na academia.

A Netflix vai ter um evento dedicado a novidades de séries como The Witcher e Cuphead

A Geek Week da Netflix vai ser o palco para novidades para o futuro da plataforma.

O fim da atual temporada de Fortnite vai ter uma experiência a solo

A conclusão da sexta temporada do segundo capítulo promete.

Os The Game Awards 2020 acontecem hoje. Espreita onde assistir

Celebra os melhores jogado, noite dentro.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Os destaques da Nintendo Direct Mini

A Nintendo não deixou escapar a oportunidade de junho para apresentar novos títulos que vão chegar à Nintendo Switch em breve.

Ubisoft com presença confirmada na Gamescom

Os futuros jogos da Ubisoft serão mostrados ainda este verão.

Horizon 2074 é o nome da adaptação do jogo para a Netflix

E já se conhecem alguns nomes da produção.