Não há Bons Sons este ano, só em 2024

- Publicidade -

Um adiamento que não deixa de ser triste, mas que acontece devido às melhores razões.

Estamos já a caminhar para o final do primeiro mês de 2023 e, tendo em conta que as datas para o Bons Sons ainda não tinha sido divulgadas, tudo levava a crer que algo se passava.

Pois bem, a 12ª edição do festival, prevista para este ano, não vai acontecer. Mas fiquem descansados que este é um adiamento que acontece devido às melhores razões.

Finalmente, após tantos anos, começaram as tão ansiadas obras de requalificação do largo (Largo do Rossio) e do centro de Cem Soldos – área ocupada pela quase totalidade do recinto do Bons Sons.

Esta requalificação, desenvolvida pelo Município de Tomar, com duração estimada até ao verão deste ano, significa o aumento da qualidade de vida das pessoas que habitam e que visitam a aldeia, melhorias nas infraestruturas, no saneamento básico e drenagem de águas, na pavimentação de vias e áreas de lazer, na iluminação/eletricidade, no mobiliário urbano, na circulação das pessoas e dos automóveis e na organização do estacionamento.

Um espaço digno – virado para as pessoas, transformando, protegendo e melhorando a vivência da aldeia – que a população de Cem Soldos tanto ansiava há vários anos. Uma mais-valia para a qual o Bons Sons também contribuiu e começou por ser pensada no seio da comunidade, envolvendo várias instituições académicas na conceção de um projeto que espelha e valoriza as tradições e dinâmicas culturais singulares, mas que permite também a criação de áreas dignas de lazer, convívio e encontro, como há muito merece Cem Soldos e quem a visita, que vive a aldeia, durante o Bons Sons ou noutras alturas do ano.

Esta intervenção inviabiliza a realização do festival e justifica, assim, o adiamento do Bons Sons para 2024, uma edição que começará a ser preparada desde já, com o tempo necessário para repensar o festival e adaptá-lo ao novo recinto que surgirá entre o casario da aldeia.

Foto de: Verónica Paulo

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

Mais recentes