E também vos podemos dizer que foi aqui que comemos a melhor bowl vegetariana até à data.
Visitámos recentemente a galeria LAPA 71, em pleno coração de Lisboa, para conhecermos um novo restaurante de bowls que abriu as suas portas no final do verão, mas que já vai conquistando os paladares de quem por lá passa: Estamos a falar do Bondi Bowls.
Alexandre Jeannot é o fundador deste maravilhoso espaço bastante descontraído e bem decorado, tendo ido buscar inspiração ao nome da praia onde trabalhou como bartender e manager no restaurante mais trendy do sítio, para dar nome a esta nova sua aventura: a praia de Bondi.
Segundo Alexandre Jeannot, o principal objetivo é “fazer com que os clientes se sintam em casa, com oportunidade de desfrutar de receitas de autor, com uma conjugação de sabores inusitada“, trazendo na sua bagagem diversas experiências passadas em espaços bastante exclusivos e inusitados, tais como Monte Carlo e Monaco.
Estando o Bondi Bowls numa Galeria Comercial, partilha o espaço exterior comum com diversas outras atividades comerciais, tais como cabeleireiros, ateliês de arte e até com uma joalharia de autor, todas estas com um estilo bastante diferenciador do habitual e descontraído.
Considerámos também positiva a escolha musical efetuada pelo Bondi Bowls, composta por nomes como Fleetwood Mac, Norah Jones, Mayer Hawthorne e até Otis Reading, o que ajudou claramente a desfrutar da nossa refeição da melhor maneira. Para nos sentarmos e darmos início a esta experiência gastronómica, verificámos a existência de três opções: cinco mesas no seu interior, mais algumas mesas e sofás distribuídos pelo lobby da galeria LAPA 71 e, por fim, duas esplanadas exteriores, sendo que uma destas é apelidada de Bondi Bowls Chillout, com uma tímida vista para o rio Tejo.
Vamos então à parte principal e interessante da experiência: as bowls.
Mal nos sentámos na mesa, foi-nos entregue o menu e servido prontamente dois copos de água aromatizada, água essa com um sabor bastante suave e que vai claramente de encontro com todas as vibrações transmitidas pelo Bondi Bowls.
Escolhemos então degustar dois sumos naturais prensados, o Green Shield e o Iron Man, em conjunto com a poke bowl BONDI e a Signature bowl ULUWATU.
Quando ao sumo natural prensado Green Shield, composto por maçã, gengibre, pepino, aipo verde, limão, espinafre e pimentão verde, transmitiu-nos um curioso misto de sensações entre a ligeira acidez da verdura e o ligeiro picante sentido do gengibre. Tendo este sumo propriedades antioxidantes, consideramos que é bastante direccionado a todos aqueles que dispensam bebidas doces e que até gostam de cuidar da linha diariamente.
Já o IRON MAN é considerado pelo Bondi como uma bebida energética, pois é composta por beterraba, maçã, abacaxi, cenoura, gengibre e aipo verde. Esta bebida será certamente a escolha por parte de pessoas que gostam de bebidas mais doces e que não se importam ou até gostam de um sabor bastante ténue da beterraba num sumo natural.
Ambos os sumos já descritos dão-nos uma incrível sensação de frescura ideal para os dias de calor que já começaram a desaparecer.
Fomos então provar logo de seguida a poke bowl que dá nome ao estabelecimento: a BONDI.
A BONDI é composta por uma tradicional cama de arroz e que leva por cima salmão, feijão de soja, manga, rabanete, abacate, pimentão, pepino, cebolinha, coentro fresco, sésamo e molho Ponzu. O arroz que perfaz a base da bowl é claramente um dos pontos diferenciadores desta Bowl pois, tendo como base de comparação experiências anteriores, é possível notar claramente um elevado grau de cuidado com a textura deste arroz, que considerámos “no ponto”.
Já a conjugação de todos os sabores oferecidos por todos componentes deste prato proporciona-nos uma das melhores sensações gustativas, ao ponto de considerarmos ser uma das melhores poke bowls provadas até aos dias de hoje.
Provámos logo de seguida a bowl bestseller do BONDI BOWLS: A Signature Bowl vegetariana Uluwatu. Sendo este um prato vegetariano, composto por beringela e curgete assadas, húmus caseiro, falafel caseiro, queijo feta, cebola roxa, quinoa e vinagrete de tomate cereja e coentro, admitimos que não atribuímos os créditos merecidos. Bastaram algumas garfadas para percebermos claramente o porquê daquele prato ser a escolha dos clientes do Bondi: Um festim de sensações indescritível na nossa boca que nos colocaram as nossas papilas gustativas aos saltos.
Acreditem ou não, tendo em conta a conjugação de sabores, uns mais amargos e outros mais doces, e uma textura bastante cuidada em cada ingrediente encontrado nesta iguaria, conseguimos por momentos esquecer que estávamos a comer uma bowl vegetariana. Esta foi certamente uma das melhores experiências com pratos vegetarianos que tivemos até à data de hoje, pelo que convidamos todos os nossos leitores a experimentarem, mesmo aqueles que não forem grandes fãs de pratos com quinoa ou até de pratos vegetarianos.
E com o sucesso esperado, não admira que haja vontade de expandir para outras regiões do país… e até da Europa. Enquanto isso não acontece, podem visitar o Bondi Bowls Lisboa na Rua Garcia de Orta 71C, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30.