Vem aí o Bluetooth Auto-On.
A Google tem planos para lançar a sua nova rede “Find My Device” nos próximos dias. Isto significa que milhares de milhões de dispositivos Android vão ligar-se entre si através do Bluetooth, criando uma grande rede para localizar dispositivos perdidos. Os dispositivos participantes utilizam a ligação Bluetooth para enviar um sinal que é recebido por outros dispositivos próximos. A localização do dispositivo remetente é, depois, criptografada pelos dispositivos recetores e carregada nos servidores da Google, para que apenas o proprietário do dispositivo remetente possa ver a sua localização.
E como podem ter percebido, o Bluetooth é um componente central da rede “Google Find My Device”. Se os utilizadores optarem por desativar o Bluetooth do dispositivo, a rede não funcionará conforme esperado. Desativar o Bluetooth não só garante que o vosso dispositivo não possa ser acedido na rede se perderem o acesso aos dados, mas também significa que não estão a ajudar outras pessoas a encontrar os seus dispositivos perdidos. Dado esse dilema, e segundo o nosso bem conhecido Mishaal Rahman, a Google está a trabalhar numa nova funcionalidade para o Android 15 que, essencialmente, vai permitir aos utilizadores pausar por alguns instantes o Bluetooth, em vez de desativá-lo completamente.
Numerosas referências à funcionalidade “Bluetooth Auto-On” foram encontradas nas versões teste mais recentes do Android 15. E esta função pode ligar o Bluetooth automaticamente. Caso este recurso esteja ativo e o utilizador tentar desativar o Bluetooth através das Configurações Rápidas, poderá aparecer uma opção para “ligar automaticamente no dia seguinte”. Esta opção pode vir acompanhada de um texto a informar o utilizador que “recursos como o Quick Share, Find My Device e Device Location usam Bluetooth”.
Google prepara o lançamento da sua rede Find My Device
Não é difícil imaginar que haverá uma tentativa de transferir, de alguma forma, esse recurso para dispositivos mais antigos, pois sabemos que, provavelmente, levaria demasiado tempo até que a cobertura do Android 15 fosse alta o suficiente.
Não esquecer que qualquer rastreador que funcione nas redes da Google e da Apple agora só pode ser utilizado para encontrar coisas perdidas. Eles só podem ser utilizados temporariamente para fins de rastreamento em caso de roubo, já que tanto o Android como o iOS avaliam rastreadores de terceiros como meios potenciais de perseguição, alertando a pessoa mais próxima.