É a prova de que ainda tem algo a dizer no mercado móvel. Apesar de ter cada vez menos importância no meio de tantas marcas, e mesmo após o lançamento de terminais como o Priv e KEYone, que continham o tão característico teclado QWERTY, parece que a Blackberry percebeu de vez que tinha de abandonar as teclas.

A marca lança-se agora num mercado bem conhecido pelos consumidores, optando por um dispositivo com ecrã tátil. Chama-se BlackBerry Motion, e, depois de Evan Blass, conhecido leaker e jornalista, ter mostrado a primeira imagem, eis que o smartphone é agora oficial, tendo sido oficializado pela BlackBerry na GITEX Technology Week, a decorrer no Dubai.

Produzido pela TCL, é um terminal feito em alumínio e que não traz o teclado QWERTY da marca, revelando um adeus a esta característica tão vincada da BlackBerry nos seus equipamentos. Tem, sim, um processador Snapdragon 625, um ecrã de 5,5 polegadas Full HD Premium Anti-Scratch Display, 4GB de RAM e uma bateria de 4000mAh (pode chegar a mais de 32 horas de autonomia, dependendo do uso) com tecnologia QuickCharge 3.0. Neste caso, 40 minutos de carregamento equivalem a uma bateria de 50%.

Traz ainda certificação IP67, tornando-o resistente à água e a poeiras, e, na parte traseira, uma textura trabalhada, para que consiga resistir a riscos de utilização diária.

O BlackBerry Motion terá acesso total à Play Store da Google. Irá receber actualizações de segurança todos os meses, e, apesar de vir com o Android 7.1 Nougat, terá direito ao Android Oreo no próximo ano.

Este será um dispositivo bastante forte em termos de segurança, não fosse ele da BlackBerry. Tal como outros equipamentos da marca, trará apps como a BlackBerry Hub, BlackBerry Calendar e DTEK by BlackBerry.

Uma novidade total neste dispositivo é o seu Locker. Na prática, os utilizadores poderão guardar os seus documentos e fotos numa área específica do armazenamento interno, que apenas poderá ser acedida através de um código pin ou impressão digital. Sim, este Motion também tem leitor de impressões digitais.

No resto do terminal em si, podemos ver que na parte inferior está uma porta USB Type-C, entrada jack 3.5 e o que parece ser uma coluna. Já na lateral direita temos o botão de aumentar/diminuir volume, botão de ligar/desligar e um terceiro botão. Na base temos ainda um botão Home físico.

O BlackBerry Motion chega este mês aos Emirados Árabes Unidos, com um preço aproximado na ordem dos 450 dólares. Resta saber se chegará à Europa ainda este ano.

Segue-nos nas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.