Bistrô4 – Uma fusão entre requinte, sabor e simplicidade

por Alexandre Lopes

É no centro da cidade de Lisboa e, consequentemente, numa das zonas mais emblemáticas da cidade, o eixo da Avenida da Liberdade, que está localizado o Bistrô4, restaurante do PortoBay Liberdade, o hotel de cinco estrelas do grupo PortoBay.

O Bistrô4, aberto desde o início de 2015, conta com carta fixa, sendo que vai apresentando novas propostas consoante a época. Agora, em pleno 2019, estava na altura de abraçar a Primavera com novas opções.

Existe um conceito de bistronomia neste restaurante, onde se aposta numa fusão entre requinte, sabor e simplicidade. E estando recomendado pela Guia Michelin, o Bistrô4 mostra que, com estas novas opções, não deverá, de todo, de sair dessa lista.

A nova carta foi pensada por João Espírito Santo, chef executivo do espaço, que defende que o produto está no coração do prato, seguindo as estações e as novas tendências. O chef, de origem madeirense, começou a carreira em 1986, na Suíça, passando depois por Espanha, por vários restaurantes no Funchal e em Lisboa, chegando, até, a ser formador em várias escolhas antes de se juntar ao grupo PortoBay Hotels & Resorts.

Como o Bistrô4 tinha uma nova carta, o Echo Boomer teve mesmo de lá ir provar alguns dos novos pratos. E assim foi, tendo-nos chegado à mesa cinco pratos (a contar com a sobremesa).

Já depois de um belo couvert com vários tipos de pães diferentes e três manteigas diferentes, começou por ser servido um Salmão curado em Pó de laranja e beterraba, com uma tapioca de soja, creme que queijo philadelphia e creme de aneto, que faz parte das entradas. E que belo começo! Todos os ingredientes perfeitamente equilibrados, destacando-se, claro, o salmão, numa perfeita harmonia de sabores verdadeiramente deliciosos. Se são adeptos de salmão, vão certamente vibrar com esta opção, muito melhor que peças de sushi e ceviches que podem comer por aí.

Minutos depois, e sempre com uma rapidez assinalável, tendo em conta o cuidado com que os pratos são preparados, chegava-nos o Gaspacho Bistrô4, em que a guarnição (base) é de melão e melância. Bom, e o que dizer? A verdade é que os amantes de Gaspacho vão adorar, especialmente aqueles que se deliciam com melão e melância. Já para quem não liga tanto a Gaspacho, lá está, apesar de bom, não vai achar este um prato que encha as medidas, especialmente se não for fã das frutas anteriormente mencionadas.

Seguidamente chegou-nos o Filete de Pescada ao Vapor. Cozinhado a baixa temperatura, veio acompanhado de mexilhão, batatas cozidas com açafrão e algas codium e quenelle de tomate fresco, regado com um dashi. Estão a ver aqueles pratos que, normalmente, são bem banais? Pois bem, o chef João Espírito Santo consegue dar aqui um twist e transformar este Filete de Pescada ao Vapor em algo que deve ser discutido com outros clientes. E sim, o filete estava ótimo. No ponto e perfeitamente cozinhado.

A terminar os pratos principais chegou-nos um novo desafio: Carré de Borrego com crosta de pão, Polenta frita, achar de beringela e caldo caseiro de tomate seco e hortelã. Porquê desafio, perguntam os nossos leitores? É que aqui o vosso escriba não é grande fã de carne de Borrego, quando tem aquele sabor tão característico. Pois bem, isso aqui não acontece. Esse sabor conhecido surge aqui disfarçado, sendo mais suave, tenro e suculento, pelo que foi com uma facilidade enorme que retirámos a carne do osso. A faca deslizava de forma assinalável. Pelas fotos podem ver que a carne parece estar quase crua, mas é mesmo assim que deve ser apresentada.

Finalizando uma refeição de luxo, só faltava mesmo a bela da sobremesa. E o chef brindou-nos como a Como uma Tarte de Limão, que é, na verdade, uma Tarte de Limão desconstruída, tendo como elementos creme de limão, suspiro, disco de chocolate branco, marmelada de limão e biscoito de lima. Pela descrição parece uma sobremesa demasiado concentrada em limão/lima, mas posso garantir que não é, de todo, enjoativa, sendo antes bem deliciosa e uma ótima forma de terminar um almoço nesta época mais quente.

De realçar ainda a simpatia do staff, sempre pronto a responder às nossas questões, com todos os elementos sempre super atenciosos.

Além de ser um restaurante que pode impressionar, o Bistrô4 tem ainda disponível, de segunda a sexta-feira, um Menu Executivo, bem adequado a quem, por hábito, não tem tanto tempo para almoçar e necessita de algo menos complexo.

Para os interessados em passar por lá, devem fazer reserva ligando para o 210 015 700 ou enviando um email para portobayliberdade@portobay.pt. Nós recomendamos vivamente.

Bistro4 - PortoBay Liberdade Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: