Não, a Binance não vos irá contactar via WhatsApp. É burla

- Publicidade -

Já sabem: se algo vos parece demasiado bom para ser verdade, então é porque há mesmo algo que não está certo.

Burlas, burlas e mais burlas. O mundo está cheio delas, especialmente no digital. E se nos seguem, é bem provável que já tenham lido vários artigos que elaborámos para dar conta de várias burlas, umas mais flagrantes que outras. Afinal de contas, acreditamos que estamos a fazer um serviço público ao denunciar estes esquemas, pois só assim os portugueses ficam alertados.

Ora, a mais recente burla que anda a circular por aí está relacionada com criptomoedas, querendo fazer-nos acreditar que estamos a falar com alguém ligado à Binance, maior provedor de infraestrutura blockchain e criptomoeda do mundo. Mas trata-se apenas de mais um esquema de phishing.

Se utilizam o WhatsApp, decerto alguns de vós terão estranhado o porquê de terem sido adicionados a grupos com nomes como Clube da Criptomoeda E136, Trust Wallet-VIP 23, entre outros, com a promessa de lucros fáceis. Mas já sabem aquela velha máxima: quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Por aqui fomos adicionados a um ou outro desses grupos. Vejamos o exemplo do Clube da Criptomoeda E136, no qual fomos inseridos. Um grupo cuja descrição é o seguinte: “Bem-vindo ao Grupo de Discussão sobre Criptomoedas da Binance. A Binance está aqui para atendê-lo. Somos a maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo. Se você tiver alguma dúvida sobre criptomoedas, pergunte no grupo de discussão e responderemos o mais breve possível!”

Este grupo foi criado a 15 de setembro por alguém com o número de telemóvel +237671505225. E é logo aqui que começa o problema: o indicativo é dos Camarões…

Depois, as primeiras publicações são de Alfred, que diz ser analista da Binance, e da Martina, que diz fazer parte da equipa da Binance. Basicamente, este grupo terá sido criado “para celebrar o 6º aniversário da Binance e, para aumentar a utilização da Binance em Portugal, seleccionámos aleatoriamente portugueses sortudos interessados em investir para se juntarem a um grupo de whatsapp para falar e aprender com analistas profissionais”, segundo nos conta Martina.

De resto, este grupo tem publicações diárias sobre supostas novidades relacionadas com criptomoedas, e também esclarece dúvidas, tudo para tornar o esquema o mais fidedigno possível.

Porém, tudo cai por terra quando se percebe que, afinal, o objetivo é levar-nos a participar numa suposta Binance Pool, com rendimentos diários que podem ascender a 7%.

“Agora, tenho o prazer de anunciar que, após muito trabalho árduo da nossa equipa, uma nova piscina de mineração DeFi – uma piscina de mineração USDT de alto rendimento — de alto rendimento – entrou em operação. O rendimento diário é de até 7%. Todos os membros deste grupo de discussão podem participar! Os utilizadores que também participarem na exploração mineira também serão elegíveis para um sorteio, por isso, se quiser participar no grupo, pode clicar no cartão de visita abaixo para me enviar uma mensagem privada”, conta-nos Martina numa mensagem no grupo.

E até dá os passos necessários para aderir à Liquidity Mining:

  1. Descarregar a carteira oficial descentralizada da Binance: Trust Wallet
  2. Depois de registarmos a carteira, adicionar USDT de BEP20 à nossa carteira de confiança
  3. Os endereços USDT-BEP20 elegíveis começarão a minerar, e os endereços BEP20 receberão retornos diários estáveis de USDT.
  4. Saldo da conta não deve ser inferior a 500 USDT

“Durante o período da campanha, os utilizadores que descarregarem a Trust Wallet receberão um bónus BNB equivalente a 5 USD para participarem na mineração de liquidez DeFi e gerarem receitas diárias de mineração”, diz ainda Martina na mesma publicação.

Logo depois, coloca uma imagem no grupo onde até os menos entendidos percebem que tudo não passa de mais um esquema, ao prometer ganhos diários de até 7%. Por exemplo:

  • Quem depositar entre 500 a 999 USDT, recebe 1% diariamente. Falamos de 30% por mês;
  • Quem depositar entre 1000 a 2000 USDT, recebe 1.50% diariamente. Falamos de 45% por mês;
  • Quem depositar entre 3000 a 9999 USDT, recebe 2% diariamente. Falamos de 60% por mês;
  • Quem depositar entre 10000 a 29999 USDT, recebe 3.50% diariamente. Falamos de 105% por mês;
  • E por aí fora.

Ora, isto é completamente irrisório. Se uma percentagem de 3,50% por mês já seria excelente, quanto mais 3,50% por dia… Isto seria uma mina de ouro e todos nós estaríamos ricos (ou pelo menos com mais uns quantos milhares de euros).

Onde é que a burla acontece? Precisamente quando nos dizem que temos de contactar Martina por mensagem privada para poder aceder a esta Binance Pool. E o mais caricato de tudo é que estas pessoas têm diversos contactos, isto é, vários números de telemóvel.

Reparem: fomos convidados para o grupo através do número +237671505225. Mas se quisermos falar com Martina e perceber como tudo se processa, são vários os números dados: +4915215157833, +4915218584579… sendo que estes números são da Alemanha. O mais estranho é que, na conversa, os números que surgem associados não só a Martina, como a Alfred, são números portugueses. Mas depois nunca são esses os contactos para enviar mensagem direta.

Tentámos perceber como funciona esta burla, mas não fomos muito longe no processo. Basicamente falámos com um dos números de Martina, que nos convidou para aderir a um outro grupo, neste caso em concreto o Grupo de receção VIP E121, criado pelo número +62896-7297-8866, cujo indicativo é da Indonésia, e, por lá, Martina já falava através do número +447729566368, que é do Reino Unido. E só por aqui se percebe a complexidade do esquema.

Basicamente, Martina perguntou se descarregámos a Trust Wallet, onde temos guardados os nossos ativos digitais, e pediu para lhe enviarmos uma captura de ecrã para nos guiar na exploração mineira. E nós ficámos por aqui.

Binance alerta no seu blogue para estes esquemas

Contactámos a agência de comunicação da Binance em Portugal, a AEMpress, que rapidamente nos confirmou que se tratava de uma burla, dando-nos ainda uma ligação para o blogue da Binance que refere este esquema.

Nessa página, a Binance refere desde logo que NUNCA irá contactar os utilizadores via WhatsApp. É que os burlões têm tendência a utilizar o WhatsApp e outras plataformas de mensagens para aplicar esquemas de phishing, tentando ganhar a nossa confiança e pedindo para lhes enviarmos informações ou fundos.

Ou seja, não só a Binance não utiliza nem tem grupos de WhatsApp, como garante que qualquer pessoa que afirme representar a plataforma e efetuar contacto via WhatsApp está, na verdade, a tentar levar a cabo uma burla.

De facto, a Binance teve conhecimento de que burlões se fizeram passar pelas equipas da Binance França e Itália para extorquir dinheiro à comunidade através de grupos de WhatsApp. Daí esta página no blogue da Binance ser de extremamente importância.

As reais formas de contacto da Binance

Existem várias formas, na verdade:

  • Através da equipa de apoio ao cliente da Binance, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no portal de apoio ao cliente;
  • Através da conta oficial do X (anteriormente conhecida como Twitter): @binance;
  • Via Telegram. Certifiquem-se, no entanto, de que verificaram a identidade do contacto com o serviço Binance Verify. Esta ferramenta permite verificar um website, endereço de e-mail, ID do Telegram ou outro ponto de contacto para ver se é legítimo;
  • Via e-mail. Mais uma vez, certifiquem-se de que usam o Binance Verify para verificar cuidadosamente o endereço de envio.

Podem (e devem) ainda consultar este guia que vos dá um cheirinho de como funcionam estes grupos WhatsApp.

- Publicidade -

2 Comentários

  1. Em complemento ao descrito, posso acrescentar que aquando da conversa em conta whatsapp com essa Martina, além de ser solicitado a instalação da carteira Trust Wallet, é enviado um link em plataforma para aceder efetivamente à mineração Binance, ao clicar no acesso, será por ai que certamente estes scammers terão acesso em comum com o titular à conta Trust Wallet, podendo fazer o que quiserem, de inicio até colocam lá dinheiro proveniente de lucros, mas isso termina ao fim de poucos dias, sendo que o dinheiro é retirado da carteira para outra conta, com a justificação de ser bloqueado o valor e ser mais rentável, este bloqueio será por 15 dias…. logo após essa data para efetuar a remoção do valor é necessário pagar um imposto de 20%, lógico aqui é que se tem a perceção do sistema….. Como efetivamente conseguiram credenciação com a Trust Wallet é estranho, julgo que esta carteira trabalhará com eles….

    • Bom dia, Pedro.
      Muito obrigado pelo seu complemento.

      Gosto de explorar estes temas, para perceber qual o exato ponto em que pedem os nossos dados, mas neste confesso que não fui assim tão longe…

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados