BILITI Electric entra em Portugal para comercializar veículos elétricos de três rodas

- Publicidade -

O objetivo? Fazer com que estes veículos sejam utilizados para entregas de “última milha” em ambiente urbano.

É provável que, daqui a algum tempo, as entregas de algumas encomendas, como por exemplo pequenos produtos ou refeições, comecem a ser feitas em veículos um pouco inusitados. É pelo menos essa a esperança da empresa norte-americana BILITI Electric que, através da sua marca GMW Europe, entra em Portugal com o objetivo de comercializar veículos elétricos especialmente vocacionados para entregas de “última milha” em ambiente urbano.

A empresa tem como plano criar uma unidade de produção no nosso país, com capacidade de montar até 500 veículos por mês, para distribuição em toda a Europa – o que representará um investimento total de cerca de 20 milhões de euros em Portugal e no mercado europeu ao longo dos próximos três anos. No fundo, Portugal será como uma porta de entrada para outros países.

O primeiro produto a ser lançado, o GMW Taskman, tem estado a ser usado no estrangeiro por empresas de comércio eletrónico, tais como a Amazon, Flipkart (Walmart), IKEA, SokoWatch, Uber e Zomato, entre outras.

O Taskman é o primeiro veículo elétrico de três rodas do mundo concebido com um sistema de bateria intercambiável – designado Smart Swapp – que permite aos utilizadores a substituição das baterias descarregadas com baterias totalmente carregadas em cerca de um minuto.

Desta forma, as baterias podem ser recarregadas normalmente, como em qualquer outro veículo elétrico, mas uma empresa ou operador logístico que deseje otimizar a sua utilização pode adquirir uma bateria adicional capaz de ser instalada rapidamente, evitando assim o tempo de paragem ou a necessidade de adquirir um segundo veículo.

O GMW Taskman é um veículo de carga compacto com uma capacidade de 300 kg. As baterias destes veículos urbanos têm uma autonomia de 80 km por carga e podem ser totalmente recarregados em 3,5 horas ou substituídas em cerca de um minuto. A recarga pode ser feita quer através do próprio veículo, quer ligando diretamente a bateria à rede elétrica.

Estará também disponível uma versão adaptada à recolha do lixo, o DumpSTAR, que a empresa considera ser uma solução interessante para os municípios e empresas de gestão de resíduos sólidos que fazem recolha durante a noite, dado este ser um tipo de veículo 100% silencioso e livre de emissões poluentes. O DumpSTAR possui um sistema hidráulico de descarga e uma divisória para separação de diferentes tipos de resíduos.

O GMW Taskman já está homologado em Portugal e terá um preço de 9.990€. A versão adaptada para recolha de resíduos sólidos custará 11.990€. Estes preços incluem já uma bateria de lítio de 7 kWh substituível pelo utilizador. Cada bateria adicional (compatível com ambas as versões do veículo) tem um preço de 2.400€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados