Está cada vez mais incomportável.
Quem vive em Setúbal certamente já terá ido a Troia. E quem está de passagem pela cidade certamente que também terá desejado conhecer o local, nem que fosse para ir ao casino. Para chegar, há quem vá de carro dar a volta, demorando cerca de 1h15 pela autoestrada e nacional, uma vez que faz o trajeto pela A2 e N253, e há quem leve o carro no ferry. Depois há aquelas pessoas que vão sem qualquer veículo. Apanham o catamarã, chegam a Troia e andam um bocadinho até à praia.
As opções são várias, os preços é que são cada vez menos convidativos. Na verdade, a Atlantic Ferries vai, a partir de 23 de janeiro, cobrar ainda mais pelas viagens, ainda que os aumentos sejam menos significativos este ano.
Assim, e a partir dessa data, a empresa irá começar a cobrar 4,90€ por cada bilhete individual, sendo um aumento de 0,10€ face aos valores praticados em 2024. Recorde-se que a Atlantic Ferries passou a cobrar os bilhetes dos catamarãs para Troia nos dois sentidos desde julho do ano passado – na prática vai dar ao mesmo, desde que comprem bilhete de ida e volta ao mesmo tempo.
Por outro lado, o preço para o ferry também aumenta. Em 2025, o preço de um veículo ligeiro de passageiros, mercadorias ou mistos até 3500 kg, incluindo condutor, será de 21€, um aumento de 0,60€ face ao ano passado.
Quanto ao passe mensal, sobe mais 2,80€ este ano, passando a custar 99,30€. É uma barbaridade quando sabemos que o passe navegante, que dá acesso a todos os meios e operadores de transportes que circulam na área metropolitana de Lisboa, custa 40€.
Na verdade, há muito que os autarcas de Setúbal e Grândola se mostram indignados com a situação, pedindo que a travessia do Sado seja também incluída no passe Navegante.