As biCas, bicicletas partilhadas de Cascais, voltaram às ruas da vila

- Publicidade -

No entanto, a pandemia parece ter causado mossa, visto que há muito menos bicicletas e estações.

Foi há mais de 20 anos que tudo começou. Em 2001, a Câmara Municipal de Cascais lançava o serviço biCas, disponibilizando bicicletas em três pontos da vila. 15 anos depois, em 2016, o serviço sofreu uma grande remodelação, isto já numa altura em que as bicicletas começavam a ser cada vez mais utilizadas, passando a contar com 84 estações em locais estratégicos.

No entanto, e apesar da oferta, o serviço acabou por ir ficando para segundo plano, fosse por falta de adesão dos municicpes ou questões orçamentais. E na altura da pandemia, em 2020, tal como aconteceu com outros serviços do género, a Câmara de Cascais desativou o serviço biCas.

Recorde-se que a pandemia deu a machadada final em muitos destes serviços de trotinetes e bicicletas partilhadas em Portugal. Em Lisboa, por exemplo, chegaram a estar presentes mais de 10 operadores diferentes, que perceberam, tanto no período pré e pós-pandemia, que os seus veículos iriam acabar por ter pouca utilização tendo em conta a concorrência. Consequência? Aquando da pandemia, muitas empresas pausaram os seus serviços e, quando tudo normalizou, já não regressaram.

Foi isto que possivelmente terá acontecido com o sistema biCas, apesar de estarmos a falar da vila de Cascais, e não de uma cidade como Lisboa. Na verdade, e numa resposta ao Polígrafo em abril de 2022, tendo em conta uma publicação no Facebook, a Câmara Municipal de Cascais confessou que “por não ser possível assegurar a desinfeção das bicicletas com a regularidade necessária para uma utilização segura por parte de todos, tomou-se a opção de suspender este serviço”.

Na altura, o município previa reverter essa decisão brevemente, mas o “brevemente” demorou um ano. Sim, só agora, um ano depois, é que o sistema de bicicletas partilhadas biCas voltou a funcionar.

As biCas só podem ser utilizadas por quem reside, estuda ou trabalha em Cascais? Sim e não.

De acordo com o site Mobi Cascais, existem 12 estações (uma redução de 85% face às 84 estações anteriormente existentes) de bike sharing espalhadas por todo o concelho. Nesse caso, somente cidadãos que residem, estudam ou trabalham em Cascais podem aceder ao serviço, isto porque é necessário que sejam utilizadores ativos do Cartão Viver Cascais. E esse cartão, que dá acesso privilegiado a serviços em Cascais, é exclusivo para essas pessoas. Para estes casos, o serviço de aluguer é gratuito.

Porém, há uma forma para que qualquer pessoa, mesmo não residente em Cascais, possa alugar uma bicicleta. Basta que passem por um dos cinco quiosques disponíveis, cuja localização podem consultar aqui. Nesses quiosques, pode não só alugar uma biCa tradicional, como uma elétrica ou uma trotinete elétrica, por períodos que vão de 30 minutos a 4 horas (trotinetas) ou 1 dia (bicicletas).

Além das BiCas, que voltaram agora ao ativo, continuam disponíveis na vila de Cascais bicicletas elétricas da Ridemovi e Bird.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados