fbpx

Benefícios dos mapas térmicos Wi-Fi

Certamente que muitos dos leitores que nos acompanham têm divisões da casa onde o sinal de Internet não chega em condições ou não tem a qualidade desejada. O mesmo pode acontecer com o escritório ou o local de trabalho de qualquer empresa, quando não se faz um estudo efetivo dos sítios onde é propício existir uma clara perde no alcance e qualidade do sinal. Mas existe algo que muita gente nem sequer imagina: mapas térmicos Wi-Fi.

Antes de lá irmos, é importante ter noção de como funcionam as redes sem fios. A verdade é que, havendo tetos, paredes e móveis pelo caminho, as ligações wireless tendem sempre a chegar com pouca qualidade ao sítio desejado, ou seja, perdem intensidade ao mesmo tempo que a distância aumenta.

Ou seja, estas são considerações a ter em conta quando queremos montar uma rede sem fios em determinado local. Sabiam também que outros aparelhos que trabalham na mesma frequência podem interferir com a qualidade do sinal? E fraca qualidade do sinal significa tudo menos coisas boas: zonas mortas, downloads lentos e muitas falhas de ligação.

Daí ser tão importante trabalhar um mapa de calor Wi-Fi, uma vez que nos ajudam a identificar áreas que são mais problemáticas.

Mas afinal, o que são mapas térmicos Wi-Fi e para que servem?

A real utilidade dos mapas térmicos Wi-Fi deve ao facto de, através de um mapa, conseguirmos perceber em que zonas começam os problemas. Ou seja, estão a ver aquelas situações em que temos apenas um palpite de qual poderá ser a origem do problema? Com o recurso a esta ferramenta deixamos de ter palpites, mas sim certezas.

Como é que isso acontece? Através de ondas de calor com diversas cores, em que cada uma corresponde a uma certa força do sinal Wi-Fi a chegar a cada divisão.

Claro, tudo isto é feito com recurso a um software, que, em tempo real, mostra a cobertura e qualidade de uma infraestrutura sem fios. Assim, ao ser concluída uma análise, qualquer cliente pode depois facilmente solucionar os problemas.

E que problemas podem surgir da análise de mapas térmicos Wi-Fi?

Tal como já demos a entender, ter um mapa térmico Wi-Fi promete acabar com os problemas da falta de qualidade das redes sem fios. Assim, existem soluções a ter em conta, tais como:

  • Mover o ponto de acesso – Esta é, possivelmente, a primeira solução a ocorrer. Por isso, experimentem mudar o ponto de acesso para um lugar afastado de paredes ou de objetos volumosos. Só este gesto pode significar uma mudança drástica na qualidade das redes sem fios;
  • Adicionar um segundo ponto de acesso – Para ligações Ethernet, basta adicionar um segundo ponto de acesso para que a cobertura aumente de forma significativa;
  • Juntar um repetidor – Sabiam que a maioria dos routers podem ser configurados para trabalhar como repetidores de sinal? Ou seja, recebem o sinal Wi-Fi e replicam-no, fazendo com que o alcance da rede wireless aumente bastante.

Portanto já sabem, experimentem utilizar um mapa térmico Wi-Fi. Apenas precisam de um portátil, um software e de um esboço ou mapa do espaço onde querem fazer o teste (embora este último passo seja opcional). Depois tudo será mais fácil para que consigam ter uma ligação à Internet em condições.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

A vossa ligação à Internet é segura?

Nos últimos meses, a segurança online tem sido um tema quente.

Corsair lança o novo rato gaming Dark Core RGB PRO Wireless

A marca de periféricos gaming Corsair lançou novos ratos para os jogadores mais dedicados.

Nova plataforma reúne eventos online de transmissão em direto num só local

Chama-se Calendall e acaba de ser lançada em tempo de #FiqueEmCasa. Essencialmente, o site reúne num só local os eventos que têm vindo a acontecer nas redes sociais e outras plataformas online.
- Publicidade -

Mais Recentes

Science4You lançou para o mercado o primeiro brinquedo do mundo sobre a COVID-19

A nova aposta da marca pretende que os mais novos aprendam sobre o mundo da imunologia e de que forma se podem proteger de vírus, fungos e bactérias, através de várias experiências e ferramentas didáticas.

MO lança linha especial de longsleeves anti-COVID para crianças

A coleção é inteiramente desenhada e fabricada em Portugal.