Benefícios dos mapas térmicos Wi-Fi

Certamente que muitos dos leitores que nos acompanham têm divisões da casa onde o sinal de Internet não chega em condições ou não tem a qualidade desejada. O mesmo pode acontecer com o escritório ou o local de trabalho de qualquer empresa, quando não se faz um estudo efetivo dos sítios onde é propício existir uma clara perde no alcance e qualidade do sinal. Mas existe algo que muita gente nem sequer imagina: mapas térmicos Wi-Fi.

- Publicidade -

Antes de lá irmos, é importante ter noção de como funcionam as redes sem fios. A verdade é que, havendo tetos, paredes e móveis pelo caminho, as ligações wireless tendem sempre a chegar com pouca qualidade ao sítio desejado, ou seja, perdem intensidade ao mesmo tempo que a distância aumenta.

Ou seja, estas são considerações a ter em conta quando queremos montar uma rede sem fios em determinado local. Sabiam também que outros aparelhos que trabalham na mesma frequência podem interferir com a qualidade do sinal? E fraca qualidade do sinal significa tudo menos coisas boas: zonas mortas, downloads lentos e muitas falhas de ligação.

Daí ser tão importante trabalhar um mapa de calor Wi-Fi, uma vez que nos ajudam a identificar áreas que são mais problemáticas.

Mas afinal, o que são mapas térmicos Wi-Fi e para que servem?

A real utilidade dos mapas térmicos Wi-Fi deve ao facto de, através de um mapa, conseguirmos perceber em que zonas começam os problemas. Ou seja, estão a ver aquelas situações em que temos apenas um palpite de qual poderá ser a origem do problema? Com o recurso a esta ferramenta deixamos de ter palpites, mas sim certezas.

Como é que isso acontece? Através de ondas de calor com diversas cores, em que cada uma corresponde a uma certa força do sinal Wi-Fi a chegar a cada divisão.

Claro, tudo isto é feito com recurso a um software, que, em tempo real, mostra a cobertura e qualidade de uma infraestrutura sem fios. Assim, ao ser concluída uma análise, qualquer cliente pode depois facilmente solucionar os problemas.

E que problemas podem surgir da análise de mapas térmicos Wi-Fi?

Tal como já demos a entender, ter um mapa térmico Wi-Fi promete acabar com os problemas da falta de qualidade das redes sem fios. Assim, existem soluções a ter em conta, tais como:

  • Mover o ponto de acesso – Esta é, possivelmente, a primeira solução a ocorrer. Por isso, experimentem mudar o ponto de acesso para um lugar afastado de paredes ou de objetos volumosos. Só este gesto pode significar uma mudança drástica na qualidade das redes sem fios;
  • Adicionar um segundo ponto de acesso – Para ligações Ethernet, basta adicionar um segundo ponto de acesso para que a cobertura aumente de forma significativa;
  • Juntar um repetidor – Sabiam que a maioria dos routers podem ser configurados para trabalhar como repetidores de sinal? Ou seja, recebem o sinal Wi-Fi e replicam-no, fazendo com que o alcance da rede wireless aumente bastante.

Portanto já sabem, experimentem utilizar um mapa térmico Wi-Fi. Apenas precisam de um portátil, um software e de um esboço ou mapa do espaço onde querem fazer o teste (embora este último passo seja opcional). Depois tudo será mais fácil para que consigam ter uma ligação à Internet em condições.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Starlink, a Internet via satélite da SpaceX, quer ter 16 mil utilizadores portugueses até final do ano

Os satélites colocados em órbita já cobrem 100% do território nacional. Até ao final de junho, a Starlink estará disponível para os portugueses.

Youtuber português denuncia burlas e esquemas da Internet

Hugo Medeiros, também conhecido no mundo online como MedHug, fala sem papas na língua.

Serviços não-essenciais de Internet poderão ser limitados ou bloqueados em caso de necessidade

Uma medida semelhante à que esteve em vigor em março do ano passado, aquando da primeira fase da pandemia de COVID-19 em Portugal.

Há Wi-Fi gratuito no centro da cidade de Sines

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Sines com o apoio da iniciativa WiFi4EU - WiFi gratuito para todos na Europa.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há 11 novos tokens de criptomoedas disponíveis na Revolut

Agora, a oferta é de 21 tokens para todos os utilizadores.

Mercadona passa a vender as suas pizzas em embalagens com plástico reciclado e reciclável

A cadeia espanhola está a levar a cabo a sua Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão dos resíduos e investirá neste plano mais de 140 milhões de euros até 2025.

7UP está a oferecer bilhetes para o Rock in Rio Lisboa

Além dos bilhetes para o Rock in Rio Lisboa, há também vouchers FNAC, guitarras e colunas de som para ganhar.