Ao contrário de títulos anteriores, Battlefield 6 não vai incluir suporte de uma das técnicas visuais mais taxativas da atualidade.
A Battlefield Studios confirmou que Battlefield 6 não terá suporte a ray tracing no lançamento e que não existem planos próximos para a sua inclusão. A decisão foi explicada por Christian Buhl, diretor técnico da Ripple Effect, um dos estúdios envolvidos no projeto, que afirmou que o objetivo principal passa por garantir estabilidade e otimização em todas as plataformas: “Não, não vamos ter ray tracing quando o jogo for lançado e não temos nenhum plano para tal num futuro próximo.” Buhl acrescenta que todo o trabalho na produção do jogo foi feito de forma a tornar a experiência o mais estável possível em todas as plataformas, privilegiando as definições base e a acessibilidade para jogadores com hardware menos exigente.
A ausência da tecnologia fez-se notar nas fases betas, onde milhares de jogadores já testaram uma versão do título em PC e consolas. De acordo com o estúdio, uma parte significativa do público correu o jogo em equipamentos abaixo dos requisitos mínimos, algo que veio reforçar este argumento e decisão de não apostar numa opção que beneficiaria apenas sistemas de topo.
Historicamente, a saga Battlefield sempre esteve na vanguarda tecnológica, com alguns dos seus jogos a servirem de veículos de promoção de técnicas como o ray tracing, suportadas por placas gráficas de última geração da NVIDIA – que foi também parceira promocional em lançamentos anteriores. A ausência desta funcionalidade visual pode também ser um reflexo da inexistência de pressão contratual das tecnológicas parceiras.
Apesar de não integrar técnicas de ray tracing, a versão de PC aposta numa grande variedade de opções gráficas e de acessibilidade, contando com mais de 600 definições ajustáveis. O jogo suporta ainda resoluções 4K, monitores ultrawide, FPS desbloqueados, bem como as mais recentes tecnologias da NVIDIA, incluindo DLSS 4 com Multi Frame Generation, DLSS Super Resolution, DLAA e Reflex.
A Electronic Arts revelou, entretanto, os requisitos de Battlefield 6 no PC, que confirmam a preocupação em tornar o jogo acessível a uma base alargada de jogadores. A configuração mínima pede uma GeForce RTX 2060, com o objetivo de correr o jogo em 1080p a 30 FPS, acompanhada de um Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 5 2600, 16 GB de RAM e 55 GB livres em HDD.
As especificações recomendadas sobem para uma GeForce RTX 3060 Ti ou uma AMD Radeon RX 6700 XT, capazes de atingir 1440p a 60 FPS em Balanced, ou mais de 80 FPS em 1080p em Performance, com um Intel Core i7-10700 ou AMD Ryzen 7 3700X e 90 GB em SSD. Já o perfil Ultra está pensado para quem pretende jogar em 4K a 60 FPS em Balanced ou 1440p a 144 FPS em Performance, exigindo uma GeForce RTX 4080 ou AMD Radeon RX 7900 XTX, processadores de topo como o Intel Core i9-12900K ou o AMD Ryzen 7 7800X3D, 32 GB de RAM e 90 GB livres em SSD.
Para além do PC, Battlefield chega à PlayStation 5 e Xbox Series X|S onde, obviamente, não inclui também técnicas de ray-tracing, prometendo um desempenho igualmente otimizado para todos os jogadores.