Bairrada@LX – Fomos provar vinhos (dos bons) ao Mercado da Ribeira

A Bairrada tem-se assumido como uma das mais interessantes regiões do panorama vinícola Portugal. Foi assim bem-vinda a 3ª edição do Bairrada@LX, no piso de cima do mercado da Ribeira, em Lisboa, onde se concentraram várias propostas dum terroir que importa acarinhar e proteger, pelas suas excelentes características e reduzido número de produtores. Destaque ainda para o facto de se poder realizar as encomendas após entrega à organização de um prático programa.

- Publicidade -

Assim, damos nota de algumas das nossas melhores provas, organizadas por produtor:

Adega de Cantanhede: Casa multi-medalhada e especialista em espumantes em terra rica dos mesmos, não se poderia deixar de colocar em destaque o Marquês de Marialva, nas modalidades 2017 Bical e Arinto Reserva 2014, com 24 meses de cave e cor cítrica, com bolha fina e bom final de boca, bem como o Baga Cuvée do mesmo ano, também com citrino mas complexo, com algumas notas de fruta seca.

Nelson Neves: Oportunidade aqui para mudar de agulhas e provar um rosé inteiramente Merlot de 2017, de perfil delicado e com gosto floral e a frutos silvestres. Boa relação qualidade/preço e indicado para um final de tarde.

Vadio: Nos tintos deste jovem projecto, e não obstante a qualidade evidente do Vadio 2015 e Grande Vadio 2014, lugar de honra para o Rexarte de 2017, totalmente à base de uvas de uma parcela única de encosta, num terreno bem arenoso. Um Baga de grande classe num lote muito limitado de 800 garrafas. Em brancos, o blend Cercial e Bical do Vadio 2017 apresenta-se intenso e com boa acidez.

Quinta de Baixo (Niepoort): Carrega-se aqui um rótulo com o nome daquele que muitos consideram o melhor viticultor de sempre da Bairrada, criador do célebre Especial Tonel 5: Gonçalves de Faria. O branco 2015 (com a curiosidade deste Engenheiro nunca ter colocado em vida os seus brancos para venda), à base de Bical e Maria Gomes, apresenta-se austero, mas com notas de citrino, nunca perdendo a sua mineralidade. Em modo tinto, o 2015 100% Baga mostra-se delicado e fino, com giz, louro e fruta fresca.

Também desta quinta importa falar do Drink Me, um vinho Nat Cool. Este movimento, inspirado por Dirk Niepoort, tem premissas extremamente simples: menos álcool, nemos sulfitos, mais acidez, menos preço. Tratam-se de vinhos engarrafados em garrafas de um litro, em que para ter o selo Nat Cool basta enviar a Dirk Niepoort um exemplar e, caso ele aprove, seis garrafas por ano. Neste caso, um vinho muito leve e ideal para partilha em conversa.

Quinta das Bágeiras: Entre as diversas ofertas desta simpática quinta, nos brancos lugar de destaque para a boa relação qualidade/preço do 2017 Reserva, com 70% Bical e 30% Maria Gomes (perfume a maçã verde fantástico), bem como para o Avô Fausto 2017 (só Maria Gomes) e Garrafeira 2015 (idem, mas em barrica velha não filtrada). Nos tintos, um muito redondo e com bons taninos Avô Fausto 2016, 100% Baga.

Sidónio de Sousa: Um clássico da Bairrada, que apresentou em Lisboa, para além dos seus muito competentes Merlot 2015 e Baga 2015 (este último com mais força nos taninos, o fantástico Garrafeira 2009). Um Baga cheio de intensidade, couro, chá verde, com muita extracção e muito estágio. Grande.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Sim, também é possível “salvar” vinhos na Too Good To Go

Depois da comida, a popular app dinamarquesa vai dando os primeiros passos ao evitar o desperdício de bebidas.

Martin Boutique Wines abre loja em Faro

Em breve, o espaço terá esplanada e serviço de wine bar.

Sete vinhos do Intermarché premiados em concurso internacional

Todos da Seleção de Enófilos, marca exclusiva do Intermarché.

Vinhos Porta da Ravessa e Real Lavrador contam com nova imagem

Esta nova identidade tem como finalidade reposicionar e amplificar estes vinhos junto de um mercado cada vez mais diversificado, mais jovem, sofisticado e exigente a nível nacional e internacional.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

1Click é o primeiro serviço de subscrição mensal de lentes de contacto em Portugal

E promete-se preços competitivos. Nasce com a promessa de descomplicar o dia-a-dia e melhorar a experiência online dos utilizadores de...

MUSA Cascais só regressa em 2022

Fica para julho de 2022.

Shopopop. Esta app permite que qualquer um aproveite as deslocações diárias para entregar encomendas (e paga por isso)

A Shopopop é a primeira empresa do género a atuar em Portugal e já está disponível em Lisboa, Montijo e Setúbal.