Uma nova mudança na política da Google passa a contabilizar os SMS, histórico de chamadas, configurações do sistema e dados das aplicações.
A partir do inicio de setembro, todos os dados incluindo backups de dispositivos Android, irão passar a consumir espaço no armazenamento da conta da Google. Até agora, dados relacionados com configurações do sistema, histórico de chamadas, SMS e dados de aplicações eram guardados sem ficarem alocados ao espaço da conta Google dos utilizadores.
A nova política já está ativa para novos utilizadores, com as contas existentes a serem migradas após o período de transição. Na prática, para além de fotografias, vídeos e MMS, também SMS, histórico de chamadas, definições do dispositivo e dados de aplicações passarão a consumir espaço. A Google afirma que o impacto médio será de apenas alguns megabytes por utilizador, mas alerta que quem estiver perto do limite dos 15GB gratuitos (ou do seu plano Google One) deve estar atento. Se o armazenamento estiver cheio, os backups automáticos serão pausados até que o utilizador liberte espaço ou atualize o plano.
Para compensar o aumento de restrições, a Google está a introduzir novas opções de controlo a partir do Android 9. Nas definições de backup, será possível escolher exatamente que tipos de dados e que aplicações devem ser guardados na nuvem, evitando que aplicações desnecessárias ocupem espaço.
