A variante terá uma extensão de cerca de 4,7 km, com início na rotunda existente na A42 e EN 101, a reformular, e termina numa nova rotunda a construir na EN207.
A Infraestruturas de Portugal vai avançar com a empreitada de Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca (Felgueiras) à A1, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, mais concretamente no investimento em Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias.
Com este objetivo, foi publicado em Diário da República o concurso para a contratação da empreitada, que terá um custo estimado de 13 milhões euros.
A Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca faz parte das ligações viárias a implementar no âmbito do Programa de Valorização de Áreas Empresariais, cujo objetivo principal é o de reforçar e melhorar as ligações às áreas empresariais já consolidadas e a rede viária existente.
Trata-se de uma variante à atual EN101 e à EN207 que garantirá a ligação da A42, que por sua vez permitirá o acesso à A11 (Nó de Felgueiras) à zona industrial de Cabeça de Porca, desenvolvendo-se no concelho de Felgueiras.
Com a construção desta variante, pretende-se que o tráfego dos veículos pesados deixe de atravessar o centro urbano de Felgueiras, ligando a zona industrial diretamente à A11, através da A42, reduzindo assim os impactes ambientais negativos por eles produzidos, melhorando a qualidade de vida das populações e a mobilidade urbana. Por ali passam atualmente uma média de 30.000 veículos por dia.
A variante terá uma extensão de cerca de 4,7 km, com início na rotunda existente na A42 e EN 101, a reformular, e termina numa nova rotunda a construir na EN207. A empreita contempla a construção de mais uma rotunda, uma passagem superior e outra inferior e uma passagem agrícola.