Serão investidos 600 milhões de euros na adaptação das linhas de produção e na descarbonização.
Foi em janeiro desde ano que saiu da linha de montagem da Autoeuropa o Volkswagen T-roc número um milhão. Entretanto, a produção do modelo continua, mas em 2025 já não será bem assim.
Nesse ano, a fábrica da Autoeuropa em Palmela vai começar a produzir um novo modelo híbrido da Volkswagen, para chegar ao mercado no ano seguinte, em 2026.
“O nosso plano para o futuro inclui um veículo novo, que terá o seu lançamento no final 2025. Será um veículo que vamos produzir aqui, eletrificado. Será um híbrido e acredito que terá grandes hipóteses de ser de grande sucesso”, disse Thomas Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, ao jornal Público (acesso pago).
O diretor-geral revelou ainda que “o novo modelo irá substituir a produção do atual”, mas não disse, no entanto, qual o modelo a ser produzido em Palmela. Há duas hipóteses: ou vai passar a ser produzido uma versão híbrida (motor de combustão mais bateria elétrica) do T-Roc ou, então, será por ali montado um novo veículo 100% elétrico, até porque a marca registou recentemente o nome comercial ID.Roc.
Ainda de acordo com o Público, a marca germânica prepara-se para gastar 600 milhões de euros para produzir o novo modelo, tudo porque terá de adaptar as linhas de produção e na descarbonização.
Entretanto, o primeiro-ministro António Costa já deu o seu parecer no Twitter, revelando ser “uma decisão importante para a fábrica de Palmela e para os seus trabalhadores”.
Com esta nova aposta, espera-se que seja possível manter nos próximos anos o atual número de trabalhadores da Autoeuropa, na ordem dos 5.000 funcionários.