E como seria de esperar, a Black Friday foi o dia com o maior número de compras.
A plataforma AUTODOC, que celebrou o seu primeiro ano de operação em Portugal, revelou as preferências de compras dos consumidores portugueses em 2024. A maior loja online de peças de automóvel partilhou que, embora se tenham registado pequenas variações nas percentagens, as escolhas dos clientes mantiveram-se, no geral, semelhantes às de 2023.
Os portugueses continuam a optar por marcas como Volkswagen, Renault, BMW, Opel e Peugeot, com a Volkswagen a liderar as preferências, representando 10% das compras. A vasta gama de opções na plataforma, que inclui mais de 125 marcas de automóveis, 28 de pesados e 154 de motos, permitiu aos consumidores escolher peças e acessórios para uma diversidade de veículos.
No que diz respeito às peças de automóveis mais adquiridas, destacam-se o filtro de óleo e o filtro de ar, com 18% e 15% das compras, respetivamente. O óleo para motores e as pastilhas de travão também registaram um aumento nas vendas em comparação com o ano anterior. Embora as peças de reposição sejam essenciais para garantir a durabilidade dos veículos, os acessórios continuam a ser fundamentais para melhorar a experiência de condução.
Em 2024, os portugueses alteraram ligeiramente as suas preferências: os tapetes de carro ocupam agora a primeira posição, seguidos pelas antenas, que no ano passado lideravam a lista. Outros acessórios em destaque foram o limpa-mãos, usado para a manutenção de óleos, a rampa para carros e o macaco.
Em termos de distribuição geográfica, a AUTODOC fez entregas em todo o território nacional, com maior concentração de encomendas nas grandes cidades. Lisboa e Porto foram as regiões com o maior número de consumidores, seguidas por Braga, Coimbra e Vila Nova de Gaia, áreas com maior densidade populacional.
O dia 29 de novembro, durante a Black Friday, registou o maior número de compras do ano, o que sublinha o crescente interesse pela plataforma. Uma grande parte das transações foi realizada através da aplicação móvel da AUTODOC, que representou 69% das encomendas em 2024.