Auchan notifica AdC da aquisição da DIA Portugal

- Publicidade -

É o adeus em definitivo às lojas Minipreço e Mais Perto em Portugal.

Estávamos em agosto do ano passado quando surgiu uma novidade que, embora surpreendente para alguns, para outros nem tanto: a Auchan preparava-se para adquirir a rede de supermercados Minipreço e Mais Perto.

Tudo isto graças à compra da DIA Portugal, que detém esses estabelecimentos comerciais. Na altura, ficámos a saber que a operação incluía as 489 lojas da insígnia Minipreço e Mais Perto, em próprio ou franchisado, e três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários, numa transação com um valor de investimento de cerca de 155 milhões de euros.

Além disso, o acordo entre Auchan e a Dia estabelece a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço, e prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade, graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país. Basicamente, o que irá acontecer é que Portugal passará a contar com muitas mais lojas Auchan, bem como espaços MyAuchan.

Ora, foi só por estes dias, cinco meses após esse anúncio, que a Auchan notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) dessa operação, onde se lê que “consiste na aquisição pela Auchan Portugal, S.A. (“Auchan”) do controlo exclusivo sobre a DIA Portugal Supermercados S.A. (“DIA”), através da aquisição de 100% do capital social desta”.

Segundo o mesmo documento, a Auchan irá então adquirir “185 lojas “Minipreço” e “Mais Perto” em todo o continente português, além de 4 centros logísticos/armazéns”, um valor muito distante da anunciada aquisição de 489 lojas da Minipreço e Mais Perto em agosto do ano passado. O que nos leva a crer que ficam de fora desta operação as quase 300 lojas em regime de franchising.

Mas como referimos anteriormente, esta aquisição é pouco surpreendente para alguns. Recorde-se que, no início de 2023, o Grupo DIA já estudava a venda da sua filiam em Portugal, tendo contratado na altura a Société Générale como consultora financeira para estudar a situação. E em breve será de vez: é o adeus em definitivo às lojas Minipreço e Mais Perto em Portugal.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados