Atualização promete tornar o Raspberry Pi muito mais poderoso

- Publicidade -

Atualização está a ser analisada e, quando implementada, chegará com muitas melhorias para o Raspberry Pi 5.

Os microcomputadores Raspberry Pi já provaram ser muito úteis, pois são simples de configurar graças aos inúmeros tutoriais disponíveis na Internet. Qualquer utilizador, mesmo aqueles sem qualquer conhecimento, podem transformá-lo rapidamente num media center ou numa consola de jogos retro, compilando todos os jogos que ocupam espaço nas suas prateleiras num formato pequeno e muito prático. E se quiserem ir mais longe, as possibilidades são quase infinitas, já que passam pela robótica, servidor Web, estação de medição da qualidade do ar… Ou seja, não faltam possíveis projetos para o mesmo.

Atualmente estamos na versão 5 do dispositivo. É o que mais tempo demorou para chegar, já que demorou quatro anos a ser lançado após o lançamento do Pi 4. A pandemia em torno da Covid-19 não ajudou, fazendo com que tivéssemos de esperar até 2024 para que a escassez realmente tivesse ficado para trás. Felizmente, hoje é fácil conseguir um Raspberry Pi 5, e, se duvidam de sua potência, ficarão satisfeitos em saber que aumentará muito em breve.

São os engenheiros de Igalia que estão na origem de um patch responsável por essa situação. Sem entrar em detalhes técnicos, esse patch melhora a gestão de memória do Raspberry Pi 5 ao “dividir a RAM física em pedaços”, tornando mais eficiente o seu uso pelo aparelho. “[…] Testes realizados com Geekbench 6 mostram que a divisão em quatro nós NUMA emulados aumenta a pontuação de núcleos únicos em cerca de 6% e a de múltiplos núcleos em cerca de 18%”, explicaram.

Raspberry Pi 5

Raspberry Pi 5 prepara-se para receber um boost de desempenho

O ganho de potência não é, portanto, desprezível, especialmente quando sabemos que o código que o permite tem apenas cerca de 100 linhas, o que é proporcionalmente pequeno. Não esqueçamos que o ganho observado numa situação real dependerá de vários fatores e poderá, portanto, ser inferior ao medido pelo Geekbench. O patch está, atualmente, a ser avaliado, e deve ser implementado para todos rapidamente.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados