Atenção às compras realizadas durante a Black Friday e a Cyber Monday

- Publicidade -

Estejam atentos ao máximo para que não sejam enganados com falsos descontos.

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) divulgou recentemente várias informações e esclarecimentos que devem ter em atenção para estes dias que antecipam a Black Friday e a Cyber Monday.

Para já, devem sempre verificar antecipadamente os preços na loja e na Internet para poderem avaliar a relação entre o preço e o desconto praticado, designadamente através de comparadores de valores de venda de produtos, assim calculando as vantagens oferecidas.

Devem, ainda, ser verificadas as políticas de trocas e de devoluções praticadas em cada estabelecimento e ser tido especial cuidado com as falsas promoções. Os consumidores devem reclamar caso detetem publicidade agressiva ou enganosa, uma vez que constituem práticas proibidas, sendo a DGC a entidade competente nesta matéria.

Ao abrigo das regras legais que regulam as práticas comerciais com redução de preço, nas quais se incluem a Black Friday e a Cyber Monday, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou mais de 32.500 operadores de vendas em loja física (2.759) e em linha (29.780), entre o início de 2019 e 8 de novembro de 2021.

No que respeita às infrações mais frequentes no domínio das vendas com redução de preços, relativamente ao mesmo período (2019-2021), independentemente do método de venda, verificou-se que a infração com maior destaque foi o “Desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços”.

Por este motivo, a DGC recomenda prudência e atenção no momento da escolha e da compra de bens de consumo ou serviços, particularmente em época de Black Friday e Cyber Monday e a ASAE, em cumprimento das suas competências, estará especialmente atenta neste particular período.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes