É uma marca amplamente conhecida no que toca aos seus computadores, mas almeja mais do que isso. Almeja também tornar-se uma referência, ou, pelo menos, conquistar um lugar de respeito no segmento dos smartphones. E, após os lançamentos bem-sucedidos da gama ZenFone, a Asus reforça as ambições no mercado móvel com o novíssimo ZenFone Zoom S, já à venda em Portugal.

O ponto forte deste smartphone está na fotografia. Consciente da importância dos sensores fotográficos neste nicho de mercado, a marca apostou forte num modelo que aposta quase tudo na captação de fotos. A câmara principal traseira tem uma abertura de f/1.7 e uma lente grande angular de 25mm com um sensor SONY IMX362 de 12MP com 1.4µm pixéis. Já a segunda câmara traseira contém 12MP e 59mm de distância focal para um zoom ótico instantâneo de 2,3X e um zoom total de 12X. Esta câmara de duplo sensor Sony conta com tecnologia Superpixel para um foco rápido e com boa resolução, mesmo em situações pouco favoráveis. Finalmente a câmara frontal, mais conhecida para selfies, tem 13MP de resolução e uma lenta com abertura de f/2.0.

Como é óbvio, é possível a gravação de imagens no formato RAW, sendo que o ZenFone Zoom permite ainda gravação de vídeo 4K UHD.

Além da fortíssima aposta no campo da fotografia, o smartphone é sexy e elegante no seu design, tem um ecrã de 5,5 FHD, processador Qualcomm Snapdragon 625, 4GB de memória RAM, 32/64/128 GB de armazenamento expansível via microSD e uma enorme bateria de 5000mAh, que também pode servir de powerbank. A Asus refere ainda que esta bateria permite gravação de vídeos 4K durante 6,4 horas seguidas e que o terminal pode ficar 42 dias em modo standby sem necessitar de ser recarregado.

O Asus ZenFone Zoom S já chegou às lojas nacionais e pode ser adquirido por 499€.