Este investimento na Linha do Algarve, na totalidade dos seus 140 km, assegurará importantes benefícios ao nível da segurança, eficiência, qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental.
Foi em novembro do ano passado que se iniciou a Eletrificação do troço da Linha do Algarve, cujo investimento é desenvolvido no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020.
Este projeto de eletrificação da Linha do Algarve será executado através duas empreitadas. A primeira, iniciada em novembro, corresponde à eletrificação do troço entre Faro e Vila Real de Santo António, que se encontra em desenvolvimento. Já a segunda fase corresponde à eletrificação do troço entre Tunes/Lagos, cujo contrato foi assinado no passado mês de fevereiro.
A intervenção, ao longo de 45 quilómetros, envolverá os seguintes trabalhos:
- Dotar a via com sistema de tração elétrica 25 kV/50Hz, pelo que serão feitas várias intervenções;
- Melhoria das condições de segurança, fiabilidade e exploração da circulação ferroviária;
- Reforço da segurança das condições de atravessamento pedonal e rodoviário, sendo que serão requalificadas várias passagens de peões.
Já a empreitada iniciada em novembro está a eletrificar integralmente um troço com 56 quilómetros, entre as cidades de Faro e de V.R. S.to António. Estão também a ser desenvolvidos trabalhos de beneficiação nos edifícios das Estações e Apeadeiros, com instalação de sistemas de áudio-informação e substituição das colunas de iluminação das plataformas de passageiros. A infraestrutura será dotada de novos sistemas de Sinalização e Telecomunicações, melhorando as condições de operação e segurança da circulação ferroviária.
Este investimento na Linha do Algarve, na totalidade dos seus 140 km, assegurará importantes benefícios ao nível da segurança, eficiência, qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental.
A operação com recurso integral a material circulante elétrico, permitirá a utilização de composições mais modernas, confortáveis e rápidas, reduzindo o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Sto. António em 25 minutos.
A presente ação é cofinanciada pelo COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve – Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.