A nova “Linha das Linhas” vem unir ainda mais Porto e Vila Nova de Gaia, numa obra moderna e com repercussões inequívocas do ponto de vista socioeconómico em toda a Área Metropolitana.
A consignação da nova Linha Rubi (H) do Metro do Porto, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, foi realizada esta semana, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia.
Trata-se de uma linha que permitirá reduzir tempos de acesso e, por isso, com a pertinência da hora “H” que já tardava.
Da Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. Pelo meio, seis estações e uma ponte, num trajeto com mais de seis quilómetros que chega mesmo na hora H, para acrescentar qualidade e oferta à mobilidade dos cidadãos da Área Metropolitana do Porto. Assim vai ser constituída a nova Linha Rubi (H) do Metro do Porto. A viagem em tons de Rubi começa no Porto, na Estação Casa da Música que, por seu turno, garante ainda a ligação às linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E), Laranja (F) e Rosa (G). Daí, o Metro faz o seu caminho em túnel até à muito frequentada zona do Campo Alegre, de onde depois parte em direção à superfície, percorrendo a Ponte Ferreirinha que assegura a ligação à cidade vizinha.
Em Gaia, o primeiro reduto do Metro do Porto nesta nova ligação acontece na Arrábida. Logo de seguida, os veículos rumam à VL8, percorrendo esta avenida até chegarem à estação do Candal. O ponto de paragem seguinte é o que, porventura, promete também ser um dos mais icónicos da Linha Rubi: o da estação Rotunda, localizada igualmente na VL8 e que integra um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 500 lugares e um parque verdejante destinado à cultura e ao lazer. Para a última parte desta jornada está reservado um percurso enterrado até às estações das Devesas e a de Soares dos Reis, situada numa zona muito residencial, na freguesia de Mafamude. A viagem conhece o seu términus um quilómetro mais a sul, em Santo Ovídio, onde será construída uma estação subterrânea paralela à atual e que serve a Linha Amarela (D).
A viagem entre os dois términos tem uma duração aproximada de entre 16 a 20 minutos. Pelo meio, existem ligações intermodais de grande relevância, como a comunicação com a linha de comboios do norte da CP, nas Devesas, ou o interface com a futura linha de comboios de alta velocidade ferroviária Lisboa-Porto-Vigo, em Santo Ovídio.
A Linha H vai retirar de circulação 5,2 milhões automóveis por ano. Graças a ela, é ainda expectável que deixem de ser emitidas para a atmosfera um total 17475,4 toneladas anuais de CO₂, favorecendo assim o cumprimento por parte de Portugal das metas ambientais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2050. Trata-se da neutralidade carbónica em forma de ponte e de carris do Metro.
A nova “Linha das Linhas” vem unir ainda mais Porto e Vila Nova de Gaia, numa obra moderna e com repercussões inequívocas do ponto de vista socioeconómico em toda a Área Metropolitana. Um milhão de pessoas são abrangidas diretamente neste trajeto entre a principal entrada no Porto e a zona litoral de Gaia que, estima-se, deve captar mais de 12 milhões novos clientes por ano e 1,7 mil milhões de euros em benefícios de várias ordens. Em termos diretos, cada euro de investido na Linha Rubi resulta em três euros e meio de vantagens económicas para os cidadãos.