Estas são as estações de metro que vão ligar Odivelas a Loures em 2026

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Esperemos que não surjam mais atrasos até lá.

No futuro, mais especificamente em 2026, através do prolongamento da linha vermelha de São Sebastião a Alcântara, o Metro de Lisboa disponibilizará mais quatro novas estações. Numa extensão de cerca de quatro quilómetros, Lisboa poderá usufruir das estações Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

Está também em desenvolvimento a linha circular, que prevê o prolongamento da linha do Metro em 1.900 metros. A obra prevista irá ligar o Rato ao Cais do Sodré e criar uma nova linha Verde, criando duas novas estações: Estrela e Santos. Já a linha Amarela ligará Odivelas a Telheiras.

E por falar em Odivelas, vai também ser criada uma nova linha, a linha Violeta, com ligação a Loures.

A linha do metro e as estações

A Linha Violeta apresenta um desenvolvimento com cerca de 13 km de extensão, predominantemente à superfície (8,6 km), mas também com troços em trincheira (0,4 km), em viaduto (0,4 km) e quatro troços em túnel (aproximadamente 3,7 km).

O traçado proposto tem como objetivo servir os grandes núcleos populacionais de Loures e Odivelas, fazendo a ligação entre as freguesias com maior densidade urbana e ligando os mais importantes polos de serviços e comércio.

Esta Linha de metro ligeiro engloba das 19 (dezanove) estações, sendo 3 estações subterrâneas, 2 em trincheira e 14 à superfície. 11 estações serão no concelho de Loures e 8 no concelho de Odivelas. E as estações são as seguintes: Hospital Beatriz Ângelo, Planalto da Caldeira, Torres da Bela Vista, Jardim da Radial, Ramada Escolas, Ribeirada, Jardim do Castelinho, Odivelas Estação, Heróis de Chaimite, Chafariz d ́El Rei, Póvoa de Santo Adrião, Flamenga, Santo António dos Cavaleiros, Quinta do Almirante, Conventinho, Loures, Várzea de Loures, Infantado e Quinta de São Roque.

estações de metro Linha Violeta - Odivelas Loures

As estações Jardim da Radial, Ramada Escolas e Jardim do Castelinho serão subterrâneas, ao passo que as estações Ribeirada e Odivelas Estação serão em trincheira. Todas as outras são estações à superfície.

A Linha Violeta inicia-se ao PK 0+000 (PK=ponto quilométrico), junto ao Hospital Beatriz Ângelo, passa pela Ramada e faz uma importante interface na zona central de Odivelas com a Linha Amarela da Rede do Metropolitano de Lisboa, continuando ao longo do eixo Póvoa de Santo Adrião (onde evita a afetação do centro histórico) – Santo António dos Cavaleiros – Loures e Infantado junto à zona comercial e em grande expansão urbana, e terminando no PMO-Quinta das Carrafouchas, ao PK 13+077.

As grandes condicionantes topográficas existentes, nomeadamente o grande desnível altimétrico de cerca de 100 metros que existe entre o Hospital Beatriz Ângelo e o Centro de Loures / Infantado, são um dos fatores que levaram também à procura de um canal que, além de servir as zonas de maior densidade populacional, vencesse ao longo do traçado os grandes desníveis existentes, diminuindo ao máximo a necessidade de túneis e/ou viadutos.

Qual é a duração da obra e qual o valor do investimento da Linha Violeta?

Primeiro que tudo, há um grande atraso. Aquando da assinatura do protocolo para a criação de uma linha de metro ligeiro de superfície no concelho, estava previsto que as obras começassem em 2023, prolongando-se até ao final de 2025. Mas não é isso que vai acontecer.

Sabe-se agora que as obras deverão iniciar no primeiro trimestre de 2024, ou seja, até março de 2024, terminando no segundo semestre de 2026, isto é, até dezembro de 2026, de modo a poder usufruir do PRR Português.

E por falar em PRR, o investimento assegurado é de 250 milhões de euros. Porém, o custo da obra disparou em 56%, o que fez com que o orçamento passasse de 250 milhões para 390 milhões de euros.

Dito isto, os 140 milhões de euros adicionais serão provenientes de outras fontes, ainda que, recentemente, o Banco Europeu de Investimento tenha garantido que irá financiar projetos do PRR para os quais o orçamento definido não cobre a totalidade do valor, tudo devido à inflação.

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7 Comentários

  1. Resido junto ao MAC, onde o metro vai submergir.
    Estive a consultar o processo na net, e na minha zona vão abater arvores enormes e acabar com boa parte do estacionamento, o qual rareia.
    A par disto ao consultar o mapa do ruído, a minha área está sob uma mancha laranja, o que significa mais acréscimo do mesmo, o que para uma zona atravessada por uma das principais avenidas já de si barulhenta, só vai agravar a situação.
    Em alternativa ao estacionamento a “abater”, propõem-se a criar um novo numa área de terra batido junto ao Mac.
    Acontece que essa área já é um estacionamento, ainda que “ilegal”, pois os prédios da zona praticamente não têm garagens. Portanto nada de novo…
    De salientar que esse terreno, ao que consta é propriedade do herdeiros do antigo proprietário da “Quinta do Mendes”, pelo duvido que essa opção seja sequer válida. será apenas para nos calar.
    Isto tudo , porque não querem “enterrar” a linha ao longo de toda a avenida Abreu Lopes (deduzo que seja por causa do custo).
    Como compensação, pretendem plantar umas arvozecas, nos passeios existentes, numa zona que praticamente não apanha uma “pinga de sol no inverno”, logo sombra já temos que chegue….
    Curiosamente, nunca ouvi a câmara de odivelas falar claramente sobre este tema à população e informar de uma forma clara e objectiva.
    Na minha opinião, Odivelas já está bem fornecida de transportes.
    Esta expansão, salvo raras excepções (como deslocarmo-nos ao HBA), irá apenas beneficiar as zonas fora do concelho, aumentando a pressão populacional sobre a cidade que já está a abarrotar de pessoas…
    Julgo que esteja no sangue dos socialistas. Opacidade parece ser o seu “modus operandi”…
    P.S. Escrevi câmara de odivelas com letra pequena de propósito…

  2. Cacem necessita de transportes para Lisboa só tem comboio é muitíssimo pouco a linha de Sintra está com população que merece uma atenção quanto à transportes a Lisboa

  3. É urgente a consulta dos detalhes deste projecto!
    Desde passar por zonas que recentemente foram noticia de estarem alagadas, a passar por dentro de urbanizações de forte densidade populacional, reduzindo faixas de circulação, estacionamento e parando o transito em todas as rotundas da mesma, à construção de uma PMO em terrenos RAN e REN…. Este projecto é impensável nestes moldes!!
    https://participa.pt/pt/consulta/transporte-coletivo-em-sitio-proprio-tcsp-nos-concelhos-de-loures-e-odivelas-linha-violeta

    • Concordo plenamente.

      O traçado do Infantado é uma aberração.

      Só vai piorar a vida das pessoas.

      Suprimem estacionamentos (se já é dificil estacionar, imagino com esta linha), cortam árvores, traçado a passar em avenidas com muito movimento.

      O traçado devia ser subterrâneo.

      Espero que não sigam com esta ideia.

      • O traçado devia ser subterrâneo, numa zona de lezíria??? Ainda bem que não é o responsável pelo projecto!!!

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