Eis as cidades que vão receber a 14ª Festa do Cinema Italiano

A 14ª Festa do Cinema Italiano presta homenagem às divas do cinema italiano e assinala os 20 anos dos confrontos antiglobalização na Cimeira do G8 em Génova.

- Publicidade -

Foi em março passado que a Associação Il Sorpasso, que organiza a Festa do Cinema Italiano, referiu que o evento não iria realizar-se em abril, devido à pandemia, mas sim em novembro. Pois bem, tal confirma-se mesmo, e agora temos também não só as cidades que vão receber o festival, como os primeiros destaques.

A 14ª Festa do Cinema Italiano realiza-se de 2 a 10 de novembro em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Culturgest), de 2 a 4 de novembro em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 3 a 5 de novembro, em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 4 a 7 de novembro, em Setúbal (Auditório Charlot), de 4 a 7 de novembro, em Penafiel (Cinemas Cinemax) de 4 a 10 de novembro no Porto (Cinema Trindade), de 4 a 7 de novembro, em Cascais (Cinema da Villa), 6 e 7 de novembro, em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 15 a 16 de novembro, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 18 a 25 de novembro, em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de novembro, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

Este ano, a Festa do Cinema Italiano faz-se no feminino, dedicando um espaço particular às grandes atrizes e intérpretes do cinema italiano através de Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano, uma retrospetiva (secção Amarcord) em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. A retrospetiva será constituída por um ciclo com mais de 15 filmes que parte dos tempos do cinema mudo até os nossos dias. Foram e são muitas as atrizes italianas que marcaram profundamente o cinema de hoje e que são reconhecidas e admiradas e Itália e em todo o mundo.

Os primeiros filmes de destaque da retrospetiva são Além do Bem e do Mal (Al di là del bene e del male), de Liliana Cavani (1977), um dos principais nomes do novo cinema italiano, com a lendária atriz Virna Lisi e que conta a história do triângulo amoroso entre o filósofo Nietzsche, a russa Lou von Salomé e o judeu alemão Paul Rée; Malizia (Malícia) realizado por Salvatore Samperi (1973), sobre uma mulher provocadora e muito sensual, uma imagem que transformou Laura Antonelli num símbolo sexual na Itália da época; e Malombra, de Carmine Gallone – um drama mudo italiano de 1917, uma adaptação do romance de 1881, Malombra, de Antonio Fogazzaro.

Esta retrospetiva é também uma oportunidade de descobrir ou redescobrir em sala as interpretações inesquecíveis de atrizes como Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, Anna Magnani e muitas outras.

A acompanhar esta retrospetiva, a 14ª Festa do Cinema Italiano apresenta a exposição fotográfica PHOTOCALL – Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim.

Para além do cinema dedicado ao elemento feminino, a 14ª Festa do Cinema Italiano assinala os 20 Anos dos confrontos da Cimeira do G8 em Génova com uma mesa redonda com vários convidados e com a projeção de filmes e documentários relacionados com a temática, nomeadamente, Diaz – Don’t Clean Up This Blood de Daniele Vicari.

A programação completa sairá em breve.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

13ª Festa do Cinema Italiano vai ter muitos filmes na Filmin

Os filmes estão disponíveis para aluguer individual a 3,95€ durante uma semana após a data de estreia no festival.

13.ª Festa do Cinema Italiano vai mesmo realizar-se este ano

Será em novembro, em mais de 10 cidades portuguesas.

Começa hoje a Festa do Cinema Italiano em versão online

Foi há duas semanas que aqui dissemos que a Festa do Cinema Italiano ia acontecer em formato online, em virtude da edição deste ano em salas de cinema ter sido adiada. Pois bem, é hoje que começa o evento, mas em versão adaptada a esta nova realidade.

MIL 2020 cancelado e 13ª Festa do Cinema Italiano adiada

E tudo devido ao COVID-19, claro.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Burger King. Quando uma campanha é mal executada

Podia ter corrido tão bem...

Infinissima Touch é a nova máquina da Nescafé Dolce Gusto

Com o simples toque de um botão, podem preparar mais de 35 combinações criativas.