As 7 obras de arte sacra que tens de conhecer

por Echo Boomer

A arte sacra é o resultado da junção do mundo das artes com o mundo da religião. Muitos já conhecem o termo e estão familiarizados com as artes mais conhecidas – já só as querem adquirir para expor dentro da própria casa –, enquanto que outros ainda estão numa fase de descoberta.

Seja qual for o vosso conhecimento sobre o assunto, descubram quais as 7 artes sacras mais conhecidas no mundo e como as podem ter em vossa casa.

7 obras de arte sacra que devem fazer parte do vosso conhecimento

1. Teto da Capela Sistina por Michelangelo

Se alguma vez visitaram a Capela Sistina, no Vaticano, decerto já se depararam com o maravilhoso trabalho de Michelangelo. Esta obra, pintada entre os anos de 1508 e 1512, representa diversos momentos religiosos nos seus afrescos, sendo um dos principais – e, na realidade, o mais conhecido – o “Juízo Final“.

Sem dúvida que o “Juizo Final” é um must-see para amantes da arte sacra.

2. A última ceia por Leonardo da Vinci

Passando para Leonardo da Vinci, temos a “Última Ceia“, pintura realizada em parede entre os anos de 1494 e 1497, no Convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália. Esta é uma das obras mais conhecidas deste artista.

Este afresco remete para o momento em que Jesus partilha a última refeição com os apóstolos e partilha que um dos mesmos o irá trair. A obra é uma das mais copiadas em todo o mundo e tem um valor estimado de 510 milhões de dólares.

3. A Criação de Adão por Michelangelo

A “Criação de Adão” também se encontra no teto da Capela Sistina e mostra o momento em que Deus dá vida a Adão, o primeiro homem. Este momento ilustrado é conseguido por Michelangelo, em 1512, sendo Deus descrito como um homem idoso de barba branca e Adão um homem nu.

A arte é uma das mais conhecidas em todo o mundo, ficando atrás da pintura de Mona Lisa, e é uma das mais replicadas, tal como acontece com a obra religiosa “A Última Ceia”.

A-Cria-o-de-Ad-o

4. O Retorno do Filho Pródigo por Rembrandt

Esta é considerada por muitos críticos como a melhor obra de arte de Rembrandt e pode ser encontrada no Museu Hermitage, em São Petersburgo, Rússia.

A pintura retrata a história de um pai que tem dois filhos, sendo que o mais novo pede a sua herança. Este desperdiça toda a fortuna recebida e volta para casa, implorando a seu pai que faça dele um dos seus servos. O filho mais velho opõe-se, mas o pai acredita que o irmão mais novo estava perdido e que se tinha encontrado.

Na pintura vê-se o pai a celebrar ternamente o regresso do filho, o filho mais novo em postura típica para o acontecimento e o mais velho de mãos cruzadas, em posição de julgamento.

5. Transfiguração por Raffaello Sanzio (Raphael)

Esta é a última pintura criada por Raphael e, ao visualizar a obra, percebe-se que esta está dividida em duas partes: a parte superior, onde se vê a transfiguração de Cristo com os profetas ao seu lado, e a parte inferior, com os Apóstolos e um rapaz possuído pelo mal.

Existem diversas interpretações para este quadro de 1520, sendo uma delas a que o quadro representa o contraste entre Deus e o homem.

6. Cristo de São João da Cruz por Salvador Dali

Pintura de 1951 e considerada, por muitos, como a maior pintura religiosa do século XX. Esta arte representa a crucificação, mas tem algumas particularidades, nomeadamente a ausência de unhas e sangue.

Na mesma pode encontrar-se um triângulo – formado pelos braços de Cristo e a horizontal da cruz – e um círculo – cabeça de Cristo. Estas formas têm algumas interpretações associadas que tornam a arte única.

7. Vocação de São Mateus por Caravaggio

São Mateus foi um dos doze apóstolos e foi encontrado por Jesus Cristo. O quadro pretende mostrar o momento em que este decidiu seguir Jesus Cristo ou, por outras palavras, o momento em que Jesus inspira Mateus a segui-lo.

Esta é uma das obras mais famosas do artista devido à intensidade emocional conseguida através de técnicas de contraste entre luz e escuridão.

Como ter estas obras de arte na vossa casa?

capela-sistina

Apesar da beleza destas obras de arte, a compra das mesmas não é uma realidade – pelo menos a compra da arte original. No entanto, isso não é um impedimento para que possam ter as vossas obras de arte preferidas em casa.

Caso pretendam adquirir uma das vossas obras de arte preferidas, podem visitar portais na internet, como o Holyart.pt, e encontrar quadros da Via Sacra e tantos outros de temática religiosa. Acreditamos que irão inspirar-vos todos os dias!

Já escolheram a vossa próxima compra? Alguns dos quadros acima chamou a vossa atenção? Contem-nos a vossa opinião acerca destes famosos quadros.

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais