Arte Pública Fundação EDP vem dar cultura a todo o país

40 localidades, mais de 35 artistas, 79 intervenções. Este são os números apresentados pelo Arte Pública Fundação EDP, um programa orientado para territórios de baixa densidade populacional e que tem como objetivo envolver a população em novas experiências culturais.

Em todo o país, artistas nacionais são convidados a desenvolver um processo de colaboração com as populações locais, estimulando o desenvolvimento e a economia local através da realização de obras de arte pública. Por exemplo, estão previstas intervenções artísticas em fachadas de edifícios, muros ou postos de transformação da EDP Distribuição.

De momento, o programa está presente no Algarve (projeto WATT?), Alto Alentejo (projeto Mayor.Art), Ribatejo (projeto UniArt), Médio Tejo (projeto ARTEJO) e Trás-os-Montes (projeto Voltagem). Em cada uma desta regiões, o trabalho dos artistas e comunidades dá forma a um roteiro de arte pública. Os guias produzidos pela Fundação EDP dão a conhecer a viagem por cada um desses roteiros. Estão disponíveis os do Alto Alentejo, Ribatejo e Algarve, estando por ser lançados os de Trás-os-Montes, Médio Tejo e Minho.

Entre os mais de 35 artistas, destacam-se Alexandre Farto aka Vhils, Manuel João Vieira, Luís Silveirinha, XANA, Mariana A Miserável e Gonçalo MAR.


 

- Publicidade -

Sigam-nos

10,478FansCurti
4,050SeguidoresSeguir
536SeguidoresSeguir

Relacionados

São poucos os cinemas a reabrir portas esta segunda-feira

Até porque, sem filmes novos para exibir, como é que as salas de cinema conseguem sustentar-se?

Galeria lisboeta Welcome to Art promove exposição de arte solidária para apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa

A galeria lisboeta Welcome to Art avança com a sua primeira exposição online que, desde o seu desenho, teve como critério incontornável uma coleção 100% composta por obras de artistas nacionais.

A arte da Mistaker Maker para combater o isolamento

Há agora um novo projeto que, apesar de não nos colocar em contacto direto com os idosos, tem o objetivo de criar empatia. Chama-se Sebenta Quarentena, surge através da Mistaker Maker e, através da arte, pretende minimizar o isolamento.
- Publicidade -

Mais Recentes

Baloiço do Talegre. Novo ponto de lazer no concelho de Ourém tem uma vista espetacular para a serra de Alburitel

Será questão de tempo até o Instagram estar repleto de milhares de fotos com pessoas sentadas no Baloiço do Talegre e a apreciar a vista.

Digimon Adventure Reboot volta a ser exibido no Japão

Quer isto dizer que, mais perto do final do mês, já teremos um novo episódio.

Lovecraft Country estreia em agosto na HBO Portugal

Lovecraft Country acontece durante o Jim Crow South, na década de 50, após o protagonista, Atticus Black, partir numa viagem à procura do seu pai desaparecido.