Arrendar casa: como arranjar uma boa solução para proprietários e inquilinos

- Publicidade -

Com o mercado ao rubro, há que procurar alternativas que beneficiem ambos os lados.

É certo e sabido que, desde há alguns anos, a tarefa de comprar ou arrendar casa tem-se revelado extremamente difícil, principalmente nas grandes cidades. Muitos portugueses não têm poder de compra para avançar para a aquisição de uma casa, até porque é necessário dar determinado valor de entrada, pagar custos relacionados com esse processo e definir um valor mensal para ser pago todos os meses ao banco.

E como os bancos, por norma, não facilitam no crédito à habitação, o que pode destruir os sonhos de muitas famílias, os cidadãos tendem a optar por uma alternativa: a de arrendar casa, ainda que seja, como se costuma dizer, “sete cães a um osso”. É cada vez mais difícil encontrar uma casa para arrendar que esteja em boas condições e cujo valores pedidos pelo proprietário não sejam exorbitantes. A adicionar a tudo isto, os senhorios tendem agora a pedir 2/3 meses de caução, na eventualidade de os inquilinos informarem que vão sair da casa através de uma carta de rescisão do contrato ou para cobrir alguns custos de reparação.

Além disso, os senhorios estão cada vez mais exigentes e picuinhas: podem não aceitar pessoas homossexuais, que tenham animais de estimação…

E além de ser cada vez mais difícil, este é um processo bastante chato. Ir às demais plataformas, efetuar contactos, agendar uma visita, ter sorte no timing e ficar com a casa, o senhorio aceitar ceder o imóvel a certas pessoas… É muito complicado e nem todos têm a disponibilidade ou estofo emocional para uma tarefa destas.

Mas existem soluções que podem beneficiar ambas as partes, tanto proprietários como inquilinos. Na Internet, facilmente dão de caras com plataformas que garantem uma boa experiência a ambos os lados.

Por exemplo, recorrer a plataformas dará uma garantia de que os senhorios não ficarão lesados de qualquer mensalidade, com esses sites a garantirem a cobrança pontual da renda num dia definido e específico de cada mês. Além disso, recorrendo a estes serviços, os proprietários podem permanecer anónimos e pedir que estes profissionais fiquem encarregues de qualquer avaria ou incidência que ocorra no imóvel.

Já no que toca aos inquilinos, as vantagens são diversas, desde tratar de todo o processo à distância, fazer visitas virtuais e evitar gastos desnecessários e avales bancários. Tudo para que o arrendamento decorra da melhor forma possível.

Adicionalmente, e embora se saiba que o mercado está ao rubro, recorrer a estas plataformas tem outro benefício para os proprietários: podem arrendar/alugar (há quem ainda não entenda a diferença entre alugar e arrendar) os seus imóveis em menos de 15 dias, o que está francamente abaixo comparativamente à média nacional.

Sim, é verdade que tudo depende da zona onde se pretende alugar casa. Por exemplo, Alenquer, Azambuja e Sobral de Monte Agraço são os concelhos onde menos tempo se demora a arrendar um imóvel devido à taxa de habitação acessível. Pelo contrário, demora-se muito mais tempo a arrendar um apartamento em Cascais, Lisboa e Oeiras, onde os preços estão inflacionados.

E por falar em preços, de acordo com o Índice de Preços Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário para o mês de setembro, os preços de venda das casas no país aumentaram 9,5% desde o início da pandemia (março de 2020).

Após um período de estabilização no primeiro ano de pandemia, com variações acumuladas que não foram muito além dos 2,0%, a subida dos preços no período pós-Covid tem vindo a ganhar ritmo desde abril passado. Assim, se nesse mês a valorização acumulada desde março de 2020 era de 3,5%, no final do junho esse indicador atingia já os 7,2%, acelerando para os 9,5% registados agora em setembro.

Por outras palavras: recorram às plataformas digitais. Até podem pagar mais algum valor inicialmente, sim, mas é uma forma de se certificarem que evitam chatices futuras.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados