Este ano também não se celebram os arraiais populares em Lisboa

- Publicidade -

Resta-nos agora esperar por junho do próximo ano.

Acarinhada por gerações e gerações de lisboetas, a tradicional celebração da noite de Santo António é a grande festa popular de Lisboa, movimentando todos os anos mais de meio milhão de pessoas nas ruas de Lisboa.

Porém, vivemos ainda uma fase da pandemia que, mesmo com os excelentes indicadores da vacinação, continua a exigir cuidados e precaução, cuidados esses dificilmente compatíveis com a realização de festividades que juntam um número de pessoas sem paralelo com qualquer evento na cidade, num registo distendido e menos propicio à observação de regras de segurança sanitária.

Dito isto, importa saber que:

  • A Câmara Municipal de Lisboa, bem como as juntas de freguesia, não vão licenciar os tradicionais arraiais populares na cidade durante o mês de junho, pelo segundo ano consecutivo;
  • Ciente do impacto económico que estas medidas representam para as coletividades que as organizam, e que assim custeiam uma parte da sua atividade cultural e social durante o ano, a Câmara Municipal de Lisboa conta apoiar as entidades promotoras dos arraiais populares que habitualmente eram licenciados com um montante de 2.000€/cada. Uma medida que se junta ao apoio concedido às coletividades participantes no concurso das Marchas Populares (15.000€/cada).
  • Visto que se mantém a limitação de horários e de grandes eventos populares imposta pelo combate à pandemia, a autarquia concederá, a partir do dia 2 de junho, uma terceira tranche dos apoios a fundo perdido aos setores da restauração e comércio. Este novo pacote de apoios a fundo perdido, orçado em 13 milhões de euros, vem juntar-se aos 26 milhões de euros já concedidos pela CML desde o lançamento do programa Lisboa Protege, em novembro de 2020.

Resta-nos agora esperar por junho do próximo ano. Até lá, cabe a todos os portugueses controlar a pandemia.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados