Enquanto a PlayStation se mantém em silêncio sobre a sua consola da próxima geração, a Microsoft continua a largar informações sobre a Xbox Series X. E as mais recentes vêm responder a muitas questões.
No passado, a equipa da Xbox partilhou algumas imagens do aspeto da nova consola e disse, por alto, aquilo que pretendia alcançar na sua futura consola. Mas chegou agora a hora de passarmos aos números e aos testes.
Num longo post partilhado pela equipa da Xbox, voltamos a ser relembrados das capacidades da consola, que pretende ser a mais poderosa de todas as Xbox, com o objetivo de dar, no mínimo, experiências em 4K a 60FPS, sem compromissos para os produtores, com alguns jogos a atingirem os 120FPS. Além destas capacidades, somos relembrados também que os jogos vão suportar tecnologias de Ray-Tracing e tempos de carregamento os mais pequenos possíveis (dependendo do jogo).
Mas o importante são mesmo as características oficiais e detalhadas. Foram finalmente partilhadas e podem conhecê-las já aqui:
- CPU: 8x Cores @ 3.8GHz (3.66 GHz w/ SMT) Custom Zen 2 CPU
- GPU: 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz Custom RDNA 2 GPU
- Die Size: 360.45 mm2
- Process: 7nm Enhanced
- Memory: 16GB GDDR6 w/ 320mb bus
- Memory Bandwidth: 10GB @ 560GB/s, 6GB @ 336GB/s
- Internal Storage: 1TB Custom NVME SSD
- I/O Throughput: 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Compressed, with custom hardware decompression block)
- Expandable Storage: 1TB Expansion Card (matches internal storage exactly)
- External Storage: USB 3.2 External HDD Support
- Optical Drive: 4K UHD Blu-Ray Drive
- Performance Target: 4K @ 60 FPS, Up to 120 FPS
Além das especificações, a equipa da Xbox revelou outros dados interessantes, como comparações entre o Ray Tracing ligado e desligado em versões técnicas de Minecraft; imagens da consola e do seu interior e dois vídeos, onde podemos ver os tempos de carregamento da Xbox Series X contra a Xbox One X; e como é que o novo sistema de Resumo vai funcionar, onde é possível ter vários jogos pausados em simultâneo e saltar entre eles sem perder muito tempo.
Por fim, para os mais entusiastas, vão poder assistir a um especial da Digital Foundry, os gurus das tecnologias dos videojogos, que já tiveram a oportunidade de experimentar as novidades da consola e que explicam como tudo funciona no seu mais recente vídeo.
Para já, a Xbox Series X chega ao mercado no final de 2020.