Apps de emissão e leitura do certificado digital já estão disponíveis para Android e iOS

Podem fazer o download na Google Play Store, App Store ou Huawei AppGallery, dependendo da app em questão.

- Publicidade -

A aplicação móvel Passe Covid, que serve para leitura do Certificado Digital, já está disponível para download. Esta aplicação vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais Covid da União Europeia, que entraram em vigor no passado dia 1 de julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida.

Desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a app pode ser descarregada e utilizada por todos, nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados).

Apontando a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital Covid apresentado (em papel ou em formato digital), a aplicação irá validar automaticamente o certificado. A aplicação valida os três tipos de certificados: de vacinação, de teste, de recuperação, emitidos pelos países membros da União Europeia.

O resultado pode ser positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o Certificado Digital Covid foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido.

Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS.

App móvel de emissão SNS 24 também já pode ser descarregada

Além da aplicação móvel de leitura do Certificado Digital da UE, também a app SNS 24, que permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico, já está disponível na app store da Google e, em breve, da Apple. Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital Covid da UE.

Além da consulta aos certificados digitais Covid da UE, a nova app, que vem substituir a MySNS Carteira, possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Festival de Francesinhas chega ao Seixal pela primeira vez

De carro, de barco, de comboio, de bicicleta... Todos os caminhos vão dar ao Seixal entre os dias 4 e 14 de novembro.

Governo vai reduzir o imposto sobre os combustíveis

E vai também fazer uma monitorização permanente da evolução dos preços.

Passatempo O Último Duelo – Temos 10 convites duplos para as antestreias em Lisboa e Matosinhos

O Último Duelo chega aos cinemas nacionais a 28 de outubro.