Apple não tem planos para cobrar pelas funcionalidades do Apple Intelligence

- Publicidade -

O Apple Intelligence irá continuar gratuito nos dispositivos compatíveis.

Com o lançamento do iPhone 16, a Apple concentrou-se em funcionalidades relacionadas com a inteligência artificial (IA). E sabendo-se que os smartphones modernos da marca apresentam poucas novidades a nível de hardware que justifiquem a renovação para os consumidores, o Apple Intelligence surgiu como o grande elemento diferencial em relação às gerações anteriores.

A marca tem vindo a orientar os utilizadores para os seus serviços, que se pode considerar como a verdadeira força da empresa e a principal alavanca de crescimento, em vez de focar em inovações tecnológicas a nível de hardware em ciclos anuais limitados. Contudo, a estratégia da Apple revelou-se algo instável, uma vez que os serviços de IA destacados não estavam imediatamente disponíveis nos dispositivos lançados este ano, o que resultou num lançamento complicado da nova gama de iPhones. Ainda hoje, na Europa, os seus novos smartphones ainda não contam com as suas inovações.

Dada a especialização da marca em serviços, tornou-se natural questionar Tim Cook sobre a possibilidade de cobrar pelo acesso à IA no iPhone. Em entrevista ao portal WIRED, o CEO da Apple foi claro, afirmando que a questão nunca foi discutida internamente e que não há planos para cobrar pelo acesso aos recursos do Apple Intelligence em nenhum dos aparelhos da marca. Para Tim Cook, a IA interna da Apple é uma funcionalidade essencial do sistema operativo, totalmente integrada no iOS.

Se a Apple sugerisse que o Apple Intelligence fosse separada dos iPhones, os seus aparelhos poderiam tornar-se menos atrativos, uma vez que ficariam limitados a especificações de hardware, não oferecendo grandes diferenciações de uma geração para outra.

Apple Intelligence
Ecossistema Apple

Para a Apple, o Apple Intelligence faz parte do sistema operativo

No entanto, nada está definitivamente decidido, e a Apple já nos habituou a alterações no seu rumo de modelos de negócio. Embora outras fabricantes já tenham anunciado versões pagas para os seus modelos de IA, a Apple poderá, eventualmente, optar por oferecer funcionalidades exclusivas mediante um custo adicional.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados