Tarifários Yorn X deixam de oferecer subscrição do Apple Music. O substituto é o TIDAL

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Têm um tarifário Yorn X e usufruem da oferta de mensalidade do Apple Music? Pois bem, vão perder essa subscrição em breve. É que vem aí o TIDAL.

o TIDAL

A informação não está a circular, mas uma rápida visita ao site da Yorn permite-nos constatar que o serviço de streaming Apple Music já não está disponível para novos clientes.

O “Apple Music já não se encontra disponível para subscrição. Caso tenhas feito a subscrição anteriormente podes continuar a usufruir do período remanescente que estava incluído: 3 meses desde a data de subscrição no Yorn X 1GB e até 30.06.2020 nos Yorn X 5GB e Yorn X 10GB”, segundo podem ler no site oficial.

Ou seja, se forem aderir ao Yorn X durante estes dias, fiquem a saber que não têm direito a utilizar a versão premium do Apple Music. “Safam-se”, por assim dizer, os atuais clientes, que, no caso dos planos Yorn X 5GB e Yorn X 10GB, poderão continuar a usufruir da subscrição premium até 30 de junho deste ano.

Mas nem tudo é mau. Sai um serviço, entra outro. Falamos do TIDAL, serviço de streaming de música da empresa norueguesa Aspiro, cujo dono é Jay-Z.

Este serviço fica disponível para os clientes Yorn X no dia 27 de abril. Porém, até à data, não se conhecem quaisquer detalhes do funcionamento desta subscrição.

Por exemplo, qual será o plano oferecido? O Premium ou o HiFi? É que o TIDAL tem estas duas opções. Por exemplo, quem subscrever o TIDAL, tem sempre de pagar um mínimo de 6,99€/mês para o plano Premium, que dá direito a qualidade de som premium, músicas, vídeos e eventos ao vivo, bem como playlists com curadoria especializada.

Já a versão HiFi custa 13,99€ por mês e, além de oferecer tudo o que o plano Premium promete, garante ainda qualidade de som HiFi (o som de alta fidelidade é o som com qualidade sem perdas de CD) e acesso ao TIDAL Masters, que são gravações diretamente da fonte master. No fundo, estamos a ouvir as músicas exatamente como os artistas pretendem.

Claro, para que a experiência de áudio seja incrível, têm de ter um equipamento a condizer, como uns bons auscultadores, senão apenas notarão diferença no volume e não na qualidade de som propriamente dita.

Além desta questão dos planos, não sabemos quanto tempo durará esta oferta, nem tampouco se todos os clientes terão acesso ao TIDAL. Por exemplo, um atual cliente com oferta do Apple Music poderá aceder ao TIDAL na mesma? Ou esses clientes só poderão ter acesso ao serviço a partir de julho?

E claro, a duração da oferta dependerá, também, do tarifário escolhido. Por exemplo, e antes destas alterações, o plano de 1GB dava acesso a três meses do Apple Music, ao passo que os clientes com 5GB e 10GB tinham (e continuam a ter) acesso ao serviço até 30 de junho. É de crer que algo do género venha a acontecer com o TIDAL.

Por último, e uma vez que o Amazon Prime Video vai ficando mais e mais conhecido em Portugal, seria interessante que a própria Yorn oferecesse subscrição para este serviço de streaming.

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