Depois dos rumores que surgiram nos últimos dias a dar conta do interesse da Apple na compra deste serviço de reconhecimento de música, o negócio acabou mesmo por acontecer.
A marca de maça confirmou hoje a aquisição do Shazam por 400 milhões de dólares, algo como 340 milhões de euros, montante muito abaixo dos mil milhões de dólares que esta empresa valia em 2015. Este reduzido valor deve-se ao facto da empresa ter revelado receitas de “apenas” 54 milhões de dólares no ano passado.
De momento, o serviço de reconhecimento de música conta com cerca de 100 milhões de utilizadores mensais.
Não se sabe ao certo o porquê desta aquisição da Apple, no entanto, alguns rumores referem que a Apple tem interesse na tecnologia de realidade aumentada do Shazam, já que a aplicação em si tem tecnologia de reconhecimento visual. Ainda assim, esta compra por parte da Apple pode mudar por completo o serviço Apple Music, já que a equipa do Shazam pode melhorar imenso a experiência de utilização e ajudar numa integração mais profunda com o iOS
Já o The Verge aponta ainda um detalhe importante: a partir de agora, quem usar o Shazam e clicar numa das músicas, será automaticamente redireccionado para o Apple Music, o que deverá originar um “desvio” de mais de um milhão de cliques do Spotify para o Apple Music.
Esta é a maior aquisição feita pela empresa da maçã desde a Beats, comprada há três anos por três mil milhões de dólares.