A reposição dos serviços não está fácil.
Foi no passado dia 30 de março que tudo aconteceu. A Sonae MC, dos hipermercados Continente, sofreu um ataque informático, deixando os seus serviços inacessíveis.
Na altura, os serviços online do Continente ficaram bloqueados, assim como o uso do Cartão Continente. Logicamente, isto também afetou a app Cartão Continente, que continua indisponível.
“A MC confirma que se verificou um ataque informático nos sistemas que está a afetar algumas comunicações nos sites comerciais e alguns serviços em loja. Lamentamos os constrangimentos causados. As nossas equipas estão a trabalhar no sentido de averiguar a perturbação e repor, com a máxima brevidade, o normal funcionamento da atividade”, disse a empresa no dia em que foi atacada.
Já no dia seguinte, 31 de março, a Sonae MC disse que “equipas estão a trabalhar 24 sobre 24 horas, em estreita articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança” e que os serviços “estão a ser progressivamente repostos”. Naturalmente, a empresa está ainda “a trabalhar com as autoridades nacionais e internacionais para identificar e punir os responsáveis por este ato criminoso”.
Ora, quase uma semana depois do ataque, e a comunicação da empresa com os seus clientes tem sido fraquíssima, para não dizer inexistente. A única luz ao fundo do túnel deve-se a uma SMS enviada esta segunda-feira, onde se pode ler que é possível utilizar um cupão associado ao nosso Cartão Continente, mesmo sem que a app dedicada esteja disponível. O que pode indicar que, de facto, os serviços têm vindo a ser repostos.
De resto, as lojas físicas continuam a funcionar normalmente, aceitando tanto pagamentos em dinheiro vivo, como através dos meios digitais ou cartão de crédito/débito. E se assim não fosse, então a situação ainda seria mais grave.
Resta esperar por melhores dias no seio da Sonae MC…
Há outros sítios para fazer compras….