Apalpar fruta nas feiras semanais? Esqueçam lá isso

- Publicidade -

As feiras semanais voltaram a concretizar-se esta semana. Mas com muitas e novas regras.

feiras semanais

Muitos feirantes já se encontravam desesperados. Muita gente já sentia falta de comprar produtos nas feiras e ajudar o comércio local. Mas, até então, não existiam condições para que as feiras semanais pudessem concretizar-se.

Porém, e com a fase de desconfinamento, as feiras começaram novamente a realizar-se no início desta semana. Um pouco por todo o país, já é possível visitar aquelas feiras que tão bem conhecemos, mas com muitas e novas regras.

Por exemplo, a realização de cada feira está condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), tendo os comerciantes que obedecer a um conjunto de normas de funcionamento específicas, que visam garantir as condições de segurança e higiene no exercício da sua atividade.

O que é que isto quer dizer? Na prática, tanto os feirantes como os clientes têm de usar máscara, devendo ainda os clientes de respeitar entre si a distância social de segurança de dois metros no momento de visita aos stands para fazer as compras.

Ainda no que toca aos clientes, devem evitar tocar em objetos e superfícies, não devendo estar mais de duas pessoas por bancada/espaço de atendimento dos feirantes. Ou seja, esqueçam aqueles hábitos de apalpar os produtos e as frutas. Isso agora não deve ser feito, embora os feirantes reconheçam que será impossível controlar tudo isso.

Estes, por sua vez, devem ter desinfetante nos seus espaços/bancadas/tendas para uso próprio e dos clientes, tendo ainda de desinfetar as superfícies da zona de venda que usarem ou que estiveram em contactos com os clientes. E claro, deverão também higienizar as mãos no início e no final de cada atendimento.

E quanto ao pagamento? Deve-se evitar ao máximo o uso de numerário, embora isso possa ser difícil, principalmente para feirantes já com alguma idade e que não estão a par das mais recentes tecnologias. Por exemplo, fazer pagamentos via MB Way seria uma boa solução.

- Publicidade -

Relacionados